Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3878
Type de document: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Licenciatura
Titre: A importância do lúdico nos anos iniciais do ensino fundamental
metadata.dc.creator: Castro, Amanda Letícia Soares de
Conseiller(ère): Teixeira, Sirlândia Reis de Oliveira
Membre du jury: Andrade, Maria Eurácia Barreto de
Membre du jury: Tavares, Aureliana da Silva
Référence bibliographique: CASTRO, Amanda Letícia Soares de. A importância do lúdico nos anos iniciais do ensino fundamental, Amargosa-BA. 2023. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2023.
Résumé: Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), consiste em discussões sobre o tema a importância do lúdico nos anos iniciais do Ensino Fundamental, tendo como objetivo geral compreender as contribuições do lúdico para o processo de aprendizagem das crianças dos anos iniciais do ensino fundamental. E como objetivos específicos temos o intuito de: a.) Conhecer os principais conceitos do lúdico a partir da bibliografia consultada; b.) Analisar como é feita a abordagem do lúdico nos textos utilizados como base desta pesquisa; c.) Compreender como o lúdico pode proporcionar o aprendizado de crianças nos anos iniciais do ensino fundamental. A pesquisa trata-se de um estudo de caráter qualitativo do tipo pesquisa bibliográfica, com pesquisas através do Scielo, Google Acadêmico, Periódicos da Capes, Bibliotecas virtuais e sites acadêmicos, selecionando-as por meio de processo de leitura. Tendo como base os teóricos de Piaget (1972), Kishimoto (1993), Kishimoto (1994), Kishimoto,(2003) e Luckesi (2002). A cada dia que passa os jogos, brinquedos e brincadeiras fazem-se presente no cotidiano das salas de aula através das atividades lúdicas como práticas pedagógicas. Os dados mostram que essas atividades são pensadas pelos docentes com o intuito de auxiliar no desenvolvimento da autonomia, identidade, aperfeiçoamento das habilidades e comunicação dos alunos, sendo possível também aprender de forma prazerosa, tornando possível que o aluno faça parte do próprio processo de aprendizagem.
Mots-clés: Educação
Ensino fundamental
Ludicidade
Ensino-aprendizagem
Editeur: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Département d'enseignement: CFP - Centro de Formação de Professores
Date de publication: 22-déc-2023
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Type d'accès: Acesso Aberto
Accès disponible à: 2024-10-21T22:45:48Z
URI/URL: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3878
Collection(s) :CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC

Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
Importancia_Ludico_Anos_TCC_2023.pdf310,69 kBAdobe PDFVoir/Ouvrir


Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.