Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Educação do Campo - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3860
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Grau acadêmico: Licenciatura
Título: Práticas pedagógicas na educação do campo: o que dizem e o que fazem os educadores que atuam na Escola Municipal Clemente Mariane, Manoel Vitorino-BA
Autor(es): Gotardo, Olga Ferreira
Orientador(a): Santos, Fábio Josué Souza dos
Membro(a) da banca: Silva, Janaine Zdebski da
Membro(a) da banca: Moura, Terciana Vidal
Referência: GOTARDO, Olga Ferreira. Práticas pedagógicas na educação do campo: o que dizem e o que fazem os educadores que atuam na Escola Municipal Clemente Mariane, Manoel Vitorino-BA, Amargosa-BA. 2019. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2019.
Resumo: A presente pesquisa propõe-se analisar a prática pedagógica no contexto de uma escola situada no distrito Catingal, município de Manoel Vitorino-Ba. Identificando como se configura a prática pedagógica na prática pedagógica na Escola Municipal Clemente Mariane, a partir da seguinte questão: Como se configura a prática pedagógica na Escola Municipal Clemente Mariane? A pesquisa tomou como referencial teórico, dentre outros os seguintes Arroyo (2006), Caldart et. al. (2012), Freire (1987), Jesus (2012), Kolling (2002), Neto (2009), Silva (2006), Silva (2009), Santos e Pereira (2017), Brandão (2014). Brasil (2010), Mota (2014), Santos (2011), Ribeiro et al (2017), Rossi e Giorgi (2014), MST (1999), Molina e Jesus (2004), Caldart (2001), Veiga, (1998), Costa (2013), Oliveira et. al., (2018), Arroyo (1999), Silva (2005), Silva et al (2012), Carvalho (2012), Cordeiro (2012), Costa (2013), Lüdke e André (1986) etc. Para alcançar os objetivos e responder a questão averiguada, além da literatura bibliográfica relacionada aos campos Educação do Campo e prática pedagógica foi realizada uma pesquisa de campo baseado numa abordagem qualitativa, onde empregou-se o método estudo de caso com a aplicação de um questionário aos professores, o levantamento de dados de caracterização da unidade foi junto a Gestão da unidade além de observações em uma turma do 3º ano do ensino médio do turno vespertino.
Palavras-chave: Educação do campo
Escola do campo
Prática pedagógica
Pedagogia do oprimido - Paulo Freire
Resumo em inglês: This research proposes to analyze the pedagogical practice in the context of a school located in Catingal district, municipality of Manoel Vitorino-Ba. Identifying how the pedagogical practice is configured in the pedagogical practice at the Clemente Mariane Municipal School, based on the following question: How is the pedagogical practice configured at the Clemente Mariane Municipal School? The research took as theoretical reference, among others the following Arroyo (2006), Caldart et. al. (2012), Freire (1987), Jesus (2012), Kolling (2002), Neto (2009), Silva (2006), Silva (2009), Santos and Pereira (2017), Brandão (2014). Brazil (2010), Mota (2014), Santos (2011), Ribeiro et al (2017), Rossi and Giorgi (2014), MST (1999), Molina and Jesus (2004), Caldart (2001), Veiga, (1998 ), Costa (2013), Oliveira et. (2018), Arroyo (1999), Silva (2005), Silva et al (2012), Carvalho (2012), Lamb (2012), Costa (2013), Lüdke and André (1986) etc. In order to reach the objectives and answer the question, besides the bibliographic literature related to the fields of Field Education and pedagogical practice, a field research based on a qualitative approach was carried out, using the case study method with the application of a questionnaire to the students. teachers, the unit characterization data were collected from the unit management and observations in a 3rd grade high school class of the afternoon shift.
Palavras-chave em inglês: Rural education
Rural school
Pedagogical practice
Pedagogy of the oppressed - Paulo Freire
Editora / Instituição: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Centro de Ensino: CFP - Centro de Formação de Professores
Data do documento: 19-Dez-2019
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Acesso Disponível em: 2024-10-21T19:06:44Z
URI: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3860
Aparece na(s) coleção(ões):CFP - Licenciatura em Educação do Campo - TCC

Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Praticas_Pedagogicas_Educacao_TCC_2019.pdf889,38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.