Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Educação do Campo - TCC
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3860
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Licenciatura
Título : Práticas pedagógicas na educação do campo: o que dizem e o que fazem os educadores que atuam na Escola Municipal Clemente Mariane, Manoel Vitorino-BA
metadata.dc.creator: Gotardo, Olga Ferreira
metadata.dc.contributor.advisor1: Santos, Fábio Josué Souza dos
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Janaine Zdebski da
metadata.dc.contributor.referee2: Moura, Terciana Vidal
Citación : GOTARDO, Olga Ferreira. Práticas pedagógicas na educação do campo: o que dizem e o que fazem os educadores que atuam na Escola Municipal Clemente Mariane, Manoel Vitorino-BA, Amargosa-BA. 2019. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2019.
metadata.dc.description.resumo: A presente pesquisa propõe-se analisar a prática pedagógica no contexto de uma escola situada no distrito Catingal, município de Manoel Vitorino-Ba. Identificando como se configura a prática pedagógica na prática pedagógica na Escola Municipal Clemente Mariane, a partir da seguinte questão: Como se configura a prática pedagógica na Escola Municipal Clemente Mariane? A pesquisa tomou como referencial teórico, dentre outros os seguintes Arroyo (2006), Caldart et. al. (2012), Freire (1987), Jesus (2012), Kolling (2002), Neto (2009), Silva (2006), Silva (2009), Santos e Pereira (2017), Brandão (2014). Brasil (2010), Mota (2014), Santos (2011), Ribeiro et al (2017), Rossi e Giorgi (2014), MST (1999), Molina e Jesus (2004), Caldart (2001), Veiga, (1998), Costa (2013), Oliveira et. al., (2018), Arroyo (1999), Silva (2005), Silva et al (2012), Carvalho (2012), Cordeiro (2012), Costa (2013), Lüdke e André (1986) etc. Para alcançar os objetivos e responder a questão averiguada, além da literatura bibliográfica relacionada aos campos Educação do Campo e prática pedagógica foi realizada uma pesquisa de campo baseado numa abordagem qualitativa, onde empregou-se o método estudo de caso com a aplicação de um questionário aos professores, o levantamento de dados de caracterização da unidade foi junto a Gestão da unidade além de observações em uma turma do 3º ano do ensino médio do turno vespertino.
Palabras clave : Educação do campo
Escola do campo
Prática pedagógica
Pedagogia do oprimido - Paulo Freire
Resumen : This research proposes to analyze the pedagogical practice in the context of a school located in Catingal district, municipality of Manoel Vitorino-Ba. Identifying how the pedagogical practice is configured in the pedagogical practice at the Clemente Mariane Municipal School, based on the following question: How is the pedagogical practice configured at the Clemente Mariane Municipal School? The research took as theoretical reference, among others the following Arroyo (2006), Caldart et. al. (2012), Freire (1987), Jesus (2012), Kolling (2002), Neto (2009), Silva (2006), Silva (2009), Santos and Pereira (2017), Brandão (2014). Brazil (2010), Mota (2014), Santos (2011), Ribeiro et al (2017), Rossi and Giorgi (2014), MST (1999), Molina and Jesus (2004), Caldart (2001), Veiga, (1998 ), Costa (2013), Oliveira et. (2018), Arroyo (1999), Silva (2005), Silva et al (2012), Carvalho (2012), Lamb (2012), Costa (2013), Lüdke and André (1986) etc. In order to reach the objectives and answer the question, besides the bibliographic literature related to the fields of Field Education and pedagogical practice, a field research based on a qualitative approach was carried out, using the case study method with the application of a questionnaire to the students. teachers, the unit characterization data were collected from the unit management and observations in a 3rd grade high school class of the afternoon shift.
metadata.dc.subject.en: Rural education
Rural school
Pedagogical practice
Pedagogy of the oppressed - Paulo Freire
Editorial : Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CFP - Centro de Formação de Professores
Fecha de publicación : 19-dic-2019
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.date.available: 2024-10-21T19:06:44Z
URI : http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3860
Aparece en las colecciones: CFP - Licenciatura em Educação do Campo - TCC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Praticas_Pedagogicas_Educacao_TCC_2019.pdf889,38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.