Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Letras - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3799
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Grau acadêmico: Licenciatura
Título: Leitura e produção escrita na língua portuguesa por estudantes surdos: a construção dos sentidos nas fábulas
Autor(es): Andrade, Renê Souza
Orientador(a): Almeida, Ayane Nazarela Santos de
Membro(a) da banca: Ferraz, Charles Lary Marques
Membro(a) da banca: Semechechem, Jakeline Aparecida
Referência: ANDRADE, Renê Souza. Leitura e produção escrita na língua portuguesa por estudantes surdos: a construção dos sentidos nas fábulas. 2019. f. 154. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Licenciatura em Letras Língua Portuguesa/Libras/Língua Inglesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2019.
Resumo: Neste trabalho apresentamos uma proposta de esferas de comunicação para ensino de Língua Portuguesa para surdos a partir dos gêneros textuais metafóricos. Ofertamos aqui contribuições para a comunidade surda que muito tem se empenhado em ocupar os espaços que são de direitos garantidos aos surdos. Se analisarmos o contexto histórico e educacional dos surdos, perceberemos que várias pesquisas e estudos começaram a apresentar novas propostas a partir do bilinguismo para o ensino deste público, mostrando que, tornar uma escola bilíngue é a melhor maneira para alfabetização do aluno com surdez sendo a Libras a mediadora do ensino da Língua Portuguesa. Com isso, os professores estão sendo capacitados para receber estes alunos surdos em sala de aula regular e desenvolverem habilidades de ensino e aprendizagem desses sujeitos tanto na sua língua materna quanto na segunda língua1. É salutar discutirmos uma segunda língua para os surdos, amparados na lei, na busca de propostas inovadoras e satisfatória para inclusão e socialização destes sujeitos, seja na escola regular ou no Atendimento Educacional Especializado, na proporção em que abarca leitura, interpretação e produção escrita. Dentre várias propostas bilingue existente no Brasil, este trabalho inspira-se nas teorias de Fernandes (2003 e 2006) em relação ao ensino de Língua Portuguesa como segunda língua para surdos e com Faria (2003) sobre a interpretação de metáforas da Língua Portuguesa por aprendizes surdos. A presente pesquisa é de abordagem qualitativo e dispõe de oficinas estruturadas, matrizes e planilhas, que contemplam as habilidades de leitura, interpretação e produção de texto. Deste modo, a pesquisa propõe contribuir com a educação de surdos, havendo a busca de estratégias para que esses sujeitos construam sentidos nas metáforas da Língua Portuguesa, precisamente o gênero textual fábula.
Palavras-chave: Língua Portuguesa
Libras
Leitura
Escrita
Fábula
Pessoa surda
Editora / Instituição: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Centro de Ensino: CFP - Centro de Formação de Professores
Data do documento: 13-Dez-2019
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Acesso Disponível em: 2024-10-09T18:45:05Z
URI: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3799
Aparece na(s) coleção(ões):CFP - Licenciatura em Letras - TCC

Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Leitura_Producao_Escrita_TCC_2019.pdf9,37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Leitura_Producao_Escrita_TCC_2019_Resumo_Libras.mp46,82 MBMP4Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.