Please use this identifier to cite or link to this item:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3799
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
metadata.dc.degree.level: | Licenciatura |
Title: | Leitura e produção escrita na língua portuguesa por estudantes surdos: a construção dos sentidos nas fábulas |
metadata.dc.creator: | Andrade, Renê Souza |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Almeida, Ayane Nazarela Santos de |
metadata.dc.contributor.referee1: | Ferraz, Charles Lary Marques |
metadata.dc.contributor.referee2: | Semechechem, Jakeline Aparecida |
Citation: | ANDRADE, Renê Souza. Leitura e produção escrita na língua portuguesa por estudantes surdos: a construção dos sentidos nas fábulas. 2019. f. 154. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Licenciatura em Letras Língua Portuguesa/Libras/Língua Inglesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2019. |
metadata.dc.description.resumo: | Neste trabalho apresentamos uma proposta de esferas de comunicação para ensino de Língua Portuguesa para surdos a partir dos gêneros textuais metafóricos. Ofertamos aqui contribuições para a comunidade surda que muito tem se empenhado em ocupar os espaços que são de direitos garantidos aos surdos. Se analisarmos o contexto histórico e educacional dos surdos, perceberemos que várias pesquisas e estudos começaram a apresentar novas propostas a partir do bilinguismo para o ensino deste público, mostrando que, tornar uma escola bilíngue é a melhor maneira para alfabetização do aluno com surdez sendo a Libras a mediadora do ensino da Língua Portuguesa. Com isso, os professores estão sendo capacitados para receber estes alunos surdos em sala de aula regular e desenvolverem habilidades de ensino e aprendizagem desses sujeitos tanto na sua língua materna quanto na segunda língua1. É salutar discutirmos uma segunda língua para os surdos, amparados na lei, na busca de propostas inovadoras e satisfatória para inclusão e socialização destes sujeitos, seja na escola regular ou no Atendimento Educacional Especializado, na proporção em que abarca leitura, interpretação e produção escrita. Dentre várias propostas bilingue existente no Brasil, este trabalho inspira-se nas teorias de Fernandes (2003 e 2006) em relação ao ensino de Língua Portuguesa como segunda língua para surdos e com Faria (2003) sobre a interpretação de metáforas da Língua Portuguesa por aprendizes surdos. A presente pesquisa é de abordagem qualitativo e dispõe de oficinas estruturadas, matrizes e planilhas, que contemplam as habilidades de leitura, interpretação e produção de texto. Deste modo, a pesquisa propõe contribuir com a educação de surdos, havendo a busca de estratégias para que esses sujeitos construam sentidos nas metáforas da Língua Portuguesa, precisamente o gênero textual fábula. |
Keywords: | Língua Portuguesa Libras Leitura Escrita Fábula Pessoa surda |
Publisher: | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
metadata.dc.publisher.department: | CFP - Centro de Formação de Professores |
Issue Date: | 13-Dec-2019 |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.date.available: | 2024-10-09T18:45:05Z |
URI: | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3799 |
Appears in Collections: | CFP - Licenciatura em Letras - TCC |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Leitura_Producao_Escrita_TCC_2019.pdf | 9,37 MB | Adobe PDF | View/Open | |
Leitura_Producao_Escrita_TCC_2019_Resumo_Libras.mp4 | 6,82 MB | MP4 | View/Open | |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.