Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3799
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Andrade, Renê Souza | - |
dc.date.accessioned | 2024-10-09T18:45:05Z | - |
dc.date.available | 2024-10-09T18:45:05Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-13 | - |
dc.identifier.citation | ANDRADE, Renê Souza. Leitura e produção escrita na língua portuguesa por estudantes surdos: a construção dos sentidos nas fábulas. 2019. f. 154. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Licenciatura em Letras Língua Portuguesa/Libras/Língua Inglesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3799 | - |
dc.description.sponsorship | Outra agência | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Língua Portuguesa | pt_BR |
dc.subject | Libras | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Escrita | pt_BR |
dc.subject | Fábula | pt_BR |
dc.subject | Pessoa surda | pt_BR |
dc.title | Leitura e produção escrita na língua portuguesa por estudantes surdos: a construção dos sentidos nas fábulas | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | Neste trabalho apresentamos uma proposta de esferas de comunicação para ensino de Língua Portuguesa para surdos a partir dos gêneros textuais metafóricos. Ofertamos aqui contribuições para a comunidade surda que muito tem se empenhado em ocupar os espaços que são de direitos garantidos aos surdos. Se analisarmos o contexto histórico e educacional dos surdos, perceberemos que várias pesquisas e estudos começaram a apresentar novas propostas a partir do bilinguismo para o ensino deste público, mostrando que, tornar uma escola bilíngue é a melhor maneira para alfabetização do aluno com surdez sendo a Libras a mediadora do ensino da Língua Portuguesa. Com isso, os professores estão sendo capacitados para receber estes alunos surdos em sala de aula regular e desenvolverem habilidades de ensino e aprendizagem desses sujeitos tanto na sua língua materna quanto na segunda língua1. É salutar discutirmos uma segunda língua para os surdos, amparados na lei, na busca de propostas inovadoras e satisfatória para inclusão e socialização destes sujeitos, seja na escola regular ou no Atendimento Educacional Especializado, na proporção em que abarca leitura, interpretação e produção escrita. Dentre várias propostas bilingue existente no Brasil, este trabalho inspira-se nas teorias de Fernandes (2003 e 2006) em relação ao ensino de Língua Portuguesa como segunda língua para surdos e com Faria (2003) sobre a interpretação de metáforas da Língua Portuguesa por aprendizes surdos. A presente pesquisa é de abordagem qualitativo e dispõe de oficinas estruturadas, matrizes e planilhas, que contemplam as habilidades de leitura, interpretação e produção de texto. Deste modo, a pesquisa propõe contribuir com a educação de surdos, havendo a busca de estratégias para que esses sujeitos construam sentidos nas metáforas da Língua Portuguesa, precisamente o gênero textual fábula. | pt_BR |
dc.degree.level | Licenciatura | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Almeida, Ayane Nazarela Santos de | - |
dc.contributor.referee1 | Ferraz, Charles Lary Marques | - |
dc.contributor.referee2 | Semechechem, Jakeline Aparecida | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | CFP - Centro de Formação de Professores | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ões): | CFP - Licenciatura em Letras - TCC |
Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Leitura_Producao_Escrita_TCC_2019.pdf | 9,37 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Leitura_Producao_Escrita_TCC_2019_Resumo_Libras.mp4 | 6,82 MB | MP4 | Visualizar/Abrir | |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.