Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Letras - TCC
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Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Grau acadêmico: Licenciatura
Título: O processo de ensino e aprendizagem da língua portuguesa: um estudo com alunos surdos no ensino fundamental em Amargosa-BA
Autor(es): Souza, Reginalda dos Santos
Orientador(a): Santos, Fernanda Maria Almeida dos
Membro(a) da banca: Santos, Emmanuelle Félix dos
Membro(a) da banca: Almeida, Ayene Nazarela Santos de
Referência: SOUZA, Reginalda dos Santos. O processo de ensino e aprendizagem da língua portuguesa: um estudo com alunos surdos no ensino fundamental em Amargosa-BA, Amargosa-BA. 2018. 131 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2018.
Resumo: A presente pesquisa discute o processo de ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa para alunos surdos matriculados no Ensino Fundamental (Anos Finais), tendo como lócus de pesquisa o Colégio Estadual Santa Bernadete, em Amargosa Bahia. Este trabalho objetivou investigar algumas dificuldades que os alunos surdos desse colégio vivenciam no processo de ensino e de aprendizagem da Língua Portuguesa. Para tanto, realizou uma pesquisa com abordagem qualitativa. O estudo fundamentou-se em teóricos, como: Quadros e Karnopp (2004), Santos (2009), Gesser (2009), Salles (2004), Guarinello (2007), Moura (2011), Quadros (2006), Sá (1999). Além disso, foram analisados alguns documentos do colégio, como o Projeto Político Pedagógico (PPP), o planejamento anual da professora de Língua Portuguesa, bem como um texto produzido pelo aluno surdo. Também foram aplicados questionários com o aluno surdo, a professora de Língua Portuguesa, o intérprete de Libras e o diretor. Foi possível verificar, por meios dos resultados, algumas dificuldades na escrita, que podem ser enfrentadas pelo aluno surdo, bem como as interferências da Libras no momento da produção textual. Verificou-se também que, apesar de usar algumas estratégias para o ensino de Língua Portuguesa para surdos, a Instituição de Ensino não contempla com o Atendimento Educacional Especializado (AEE), mas há indicativos de adequações nas atividades e avaliações utilizadas pelo docente e pelo intérprete de Libras, a fim de proporcionar um ensino de qualidade ao aluno.
Palavras-chave: Língua Portuguesa- Ensino e aprendizagem
Ensino fundamental
Aluno Surdo
Libras
Editora / Instituição: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Centro de Ensino: CFP - Centro de Formação de Professores
Data do documento: 3-Abr-2018
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Acesso Disponível em: 2024-09-30T23:10:26Z
URI: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3741
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