Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Letras - TCC
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3741
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Licenciatura
Título : O processo de ensino e aprendizagem da língua portuguesa: um estudo com alunos surdos no ensino fundamental em Amargosa-BA
metadata.dc.creator: Souza, Reginalda dos Santos
metadata.dc.contributor.advisor1: Santos, Fernanda Maria Almeida dos
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Emmanuelle Félix dos
metadata.dc.contributor.referee2: Almeida, Ayene Nazarela Santos de
Citación : SOUZA, Reginalda dos Santos. O processo de ensino e aprendizagem da língua portuguesa: um estudo com alunos surdos no ensino fundamental em Amargosa-BA, Amargosa-BA. 2018. 131 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2018.
metadata.dc.description.resumo: A presente pesquisa discute o processo de ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa para alunos surdos matriculados no Ensino Fundamental (Anos Finais), tendo como lócus de pesquisa o Colégio Estadual Santa Bernadete, em Amargosa Bahia. Este trabalho objetivou investigar algumas dificuldades que os alunos surdos desse colégio vivenciam no processo de ensino e de aprendizagem da Língua Portuguesa. Para tanto, realizou uma pesquisa com abordagem qualitativa. O estudo fundamentou-se em teóricos, como: Quadros e Karnopp (2004), Santos (2009), Gesser (2009), Salles (2004), Guarinello (2007), Moura (2011), Quadros (2006), Sá (1999). Além disso, foram analisados alguns documentos do colégio, como o Projeto Político Pedagógico (PPP), o planejamento anual da professora de Língua Portuguesa, bem como um texto produzido pelo aluno surdo. Também foram aplicados questionários com o aluno surdo, a professora de Língua Portuguesa, o intérprete de Libras e o diretor. Foi possível verificar, por meios dos resultados, algumas dificuldades na escrita, que podem ser enfrentadas pelo aluno surdo, bem como as interferências da Libras no momento da produção textual. Verificou-se também que, apesar de usar algumas estratégias para o ensino de Língua Portuguesa para surdos, a Instituição de Ensino não contempla com o Atendimento Educacional Especializado (AEE), mas há indicativos de adequações nas atividades e avaliações utilizadas pelo docente e pelo intérprete de Libras, a fim de proporcionar um ensino de qualidade ao aluno.
Palabras clave : Língua Portuguesa- Ensino e aprendizagem
Ensino fundamental
Aluno Surdo
Libras
Editorial : Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CFP - Centro de Formação de Professores
Fecha de publicación : 3-abr-2018
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.date.available: 2024-09-30T23:10:26Z
URI : http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3741
Aparece en las colecciones: CFP - Licenciatura em Letras - TCC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Processo_Ensino_Aprendizagem_TCC_2018.pdf3,12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.