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http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3741
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Souza, Reginalda dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2024-09-30T23:10:26Z | - |
dc.date.available | 2024-09-30T23:10:26Z | - |
dc.date.issued | 2018-04-03 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Reginalda dos Santos. O processo de ensino e aprendizagem da língua portuguesa: um estudo com alunos surdos no ensino fundamental em Amargosa-BA, Amargosa-BA. 2018. 131 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3741 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Língua Portuguesa- Ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Aluno Surdo | pt_BR |
dc.subject | Libras | pt_BR |
dc.title | O processo de ensino e aprendizagem da língua portuguesa: um estudo com alunos surdos no ensino fundamental em Amargosa-BA | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | A presente pesquisa discute o processo de ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa para alunos surdos matriculados no Ensino Fundamental (Anos Finais), tendo como lócus de pesquisa o Colégio Estadual Santa Bernadete, em Amargosa Bahia. Este trabalho objetivou investigar algumas dificuldades que os alunos surdos desse colégio vivenciam no processo de ensino e de aprendizagem da Língua Portuguesa. Para tanto, realizou uma pesquisa com abordagem qualitativa. O estudo fundamentou-se em teóricos, como: Quadros e Karnopp (2004), Santos (2009), Gesser (2009), Salles (2004), Guarinello (2007), Moura (2011), Quadros (2006), Sá (1999). Além disso, foram analisados alguns documentos do colégio, como o Projeto Político Pedagógico (PPP), o planejamento anual da professora de Língua Portuguesa, bem como um texto produzido pelo aluno surdo. Também foram aplicados questionários com o aluno surdo, a professora de Língua Portuguesa, o intérprete de Libras e o diretor. Foi possível verificar, por meios dos resultados, algumas dificuldades na escrita, que podem ser enfrentadas pelo aluno surdo, bem como as interferências da Libras no momento da produção textual. Verificou-se também que, apesar de usar algumas estratégias para o ensino de Língua Portuguesa para surdos, a Instituição de Ensino não contempla com o Atendimento Educacional Especializado (AEE), mas há indicativos de adequações nas atividades e avaliações utilizadas pelo docente e pelo intérprete de Libras, a fim de proporcionar um ensino de qualidade ao aluno. | pt_BR |
dc.degree.level | Licenciatura | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Santos, Fernanda Maria Almeida dos | - |
dc.contributor.referee1 | Santos, Emmanuelle Félix dos | - |
dc.contributor.referee2 | Almeida, Ayene Nazarela Santos de | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | CFP - Centro de Formação de Professores | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ões): | CFP - Licenciatura em Letras - TCC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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