Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC
Please use this identifier to cite or link to this item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3639
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Licenciatura
Title: A Transição da educação infantil para o ensino fundamental: a criança como protagonista do aprender na perspectiva montessoriana
metadata.dc.creator: Carvalho, Thais da Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: Teixeira, Sirlândia Reis de Oliveira
metadata.dc.contributor.advisor2: Guimarães, Rafaela Sousa
metadata.dc.contributor.referee1: Andrade, Maria Eurácia Barreto de
metadata.dc.contributor.referee2: Abreu, Roberta Melo de Andrade
Citation: CARVALHO, Thais da Silva. A Transição da educação infantil para o ensino fundamental: a criança como protagonista do aprender na perspectiva montessoriana, Amargosa-BA. 2022. 117f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2022.
metadata.dc.description.resumo: A presente monografia reflete de que forma o processo de transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental acontece, pautado no método montessoriano. Tem como objetivo geral compreender como ocorre o processo de transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental, a partir do protagonismo da criança, na perspectiva montessoriana. E como objetivos específicos: I. Conhecer o processo de transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental, visando o protagonismo da criança, na perspectiva montessoriana; II. Investigar quais os desafios existentes desse processo; III. Analisar o protagonismo das crianças na perspectiva montessoriana. A metodologia utilizada na pesquisa foi um levantamento bibliográfico e pesquisa de campo e os dados foram analisados qualitativamente. O contexto pesquisado foi o Instituto Pequeno Aprendiz Montessoriano (nome fictício), que está localizado no município de Feira de Santana – Bahia. Os aportes teóricos que fundamentaram essa monografia é parte das reflexões e análises de autores como: Abreu (2021), Brito; Cavalcante (2014), Carvalho; Oliveira e Ribeiro (2021), Conceição (2017), Cruz V. E; Cruz G. T. (2019), Esteves et. al. (2018), Ferreira; Abreu (2021), Kuhlmann Jr. (2000), Montessori (2017), Motta (2013), Sousa; Martins (2021) e entre outros como Oliveira (2018), que trazem uma discussão acerca do tema proposto. Os dados coletados foram produzidos através da observação participante, confecção do diário de bordo e da entrevista semiestruturada. Entrevista essa que foi realizada com a coordenadora pedagógica, a professora do Grupo 5, as professoras do 1° ano e 3 crianças do 1° ano. Os resultados indicam que o método Montessoriano implementado no Instituto pesquisado, fundamentam e sustentam na experiência vivenciadas nesse espaço, as bases fundamentais para garantir o protagonismo da criança na transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental.
Keywords: Educação infantil
Ensino fundamental
Método montessoriano
Transição de ensino
Protagonismo da criança
Abstract: This monograph reflects how the process of transition from Early Childhood Education to Elementary School happens, based on the Montessori method. Its general objective is to understand how the process of transition from Early Childhood Education to Elementary School occurs, from the protagonism of the child, in the Montessori perspective. And as specific objectives: I. To know the process of transition from Early Childhood Education to Elementary School, aiming the protagonism of the child, in the Montessorian perspective; II. Investigate the existing challenges of this process; III. Analyze the protagonism of children in the Montessori perspective. The methodology used in the research was a bibliographic survey and field research and the data were analyzed qualitatively. The context researched was the Instituto Pequeno Aprendiz Montessoriano (fictitious name), which is located in the city of Feira de Santana - Bahia. The theoretical contributions that underpinned this monograph are part of the reflections and analyzes of authors such as: Abreu (2021), Brito; Cavalcante (2014), Carvalho; Oliveira e Ribeiro (2021), Conceição (2017), Cruz V. E; Cruz G. T. (2019), Esteves et. al. (2018), Ferreira; Abreu (2021), Kuhlmann Jr. (2000) , Montessori (2017), Motta (2013), Sousa; Martins (2021) and among others as Oliveira (2018), which bring a discussion about the proposed theme. The data collected were produced through participant observation, preparation of the logbook and semi-structured interview. This interview was conducted with the pedagogical coordinator, the teacher of Group 5, the teachers of the 1st year and 3 children of the 1st year. The results indicate that the Montessorian method implemented in the Institute researched, base and sustain the experience lived in this space, the fundamental bases to ensure the child’s protagonism in the transition from Early Childhood Education to Elementary School.
metadata.dc.subject.en: Early childhood education
Elementary school
Montessori method
Teaching transition
Child protagonism
Publisher: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CFP - Centro de Formação de Professores
Issue Date: 30-Nov-2022
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.date.available: 2024-09-25T19:42:34Z
URI: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3639
Appears in Collections:CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Transição_Educação_Infantil_TCC_2022.pdf2,06 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.