Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorCarvalho, Thais da Silva-
dc.date.accessioned2024-09-25T19:42:34Z-
dc.date.available2024-09-25T19:42:34Z-
dc.date.issued2022-11-30-
dc.identifier.citationCARVALHO, Thais da Silva. A Transição da educação infantil para o ensino fundamental: a criança como protagonista do aprender na perspectiva montessoriana, Amargosa-BA. 2022. 117f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3639-
dc.description.abstractThis monograph reflects how the process of transition from Early Childhood Education to Elementary School happens, based on the Montessori method. Its general objective is to understand how the process of transition from Early Childhood Education to Elementary School occurs, from the protagonism of the child, in the Montessori perspective. And as specific objectives: I. To know the process of transition from Early Childhood Education to Elementary School, aiming the protagonism of the child, in the Montessorian perspective; II. Investigate the existing challenges of this process; III. Analyze the protagonism of children in the Montessori perspective. The methodology used in the research was a bibliographic survey and field research and the data were analyzed qualitatively. The context researched was the Instituto Pequeno Aprendiz Montessoriano (fictitious name), which is located in the city of Feira de Santana - Bahia. The theoretical contributions that underpinned this monograph are part of the reflections and analyzes of authors such as: Abreu (2021), Brito; Cavalcante (2014), Carvalho; Oliveira e Ribeiro (2021), Conceição (2017), Cruz V. E; Cruz G. T. (2019), Esteves et. al. (2018), Ferreira; Abreu (2021), Kuhlmann Jr. (2000) , Montessori (2017), Motta (2013), Sousa; Martins (2021) and among others as Oliveira (2018), which bring a discussion about the proposed theme. The data collected were produced through participant observation, preparation of the logbook and semi-structured interview. This interview was conducted with the pedagogical coordinator, the teacher of Group 5, the teachers of the 1st year and 3 children of the 1st year. The results indicate that the Montessorian method implemented in the Institute researched, base and sustain the experience lived in this space, the fundamental bases to ensure the child’s protagonism in the transition from Early Childhood Education to Elementary School.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectMétodo montessorianopt_BR
dc.subjectTransição de ensinopt_BR
dc.subjectProtagonismo da criançapt_BR
dc.titleA Transição da educação infantil para o ensino fundamental: a criança como protagonista do aprender na perspectiva montessorianapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoA presente monografia reflete de que forma o processo de transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental acontece, pautado no método montessoriano. Tem como objetivo geral compreender como ocorre o processo de transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental, a partir do protagonismo da criança, na perspectiva montessoriana. E como objetivos específicos: I. Conhecer o processo de transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental, visando o protagonismo da criança, na perspectiva montessoriana; II. Investigar quais os desafios existentes desse processo; III. Analisar o protagonismo das crianças na perspectiva montessoriana. A metodologia utilizada na pesquisa foi um levantamento bibliográfico e pesquisa de campo e os dados foram analisados qualitativamente. O contexto pesquisado foi o Instituto Pequeno Aprendiz Montessoriano (nome fictício), que está localizado no município de Feira de Santana – Bahia. Os aportes teóricos que fundamentaram essa monografia é parte das reflexões e análises de autores como: Abreu (2021), Brito; Cavalcante (2014), Carvalho; Oliveira e Ribeiro (2021), Conceição (2017), Cruz V. E; Cruz G. T. (2019), Esteves et. al. (2018), Ferreira; Abreu (2021), Kuhlmann Jr. (2000), Montessori (2017), Motta (2013), Sousa; Martins (2021) e entre outros como Oliveira (2018), que trazem uma discussão acerca do tema proposto. Os dados coletados foram produzidos através da observação participante, confecção do diário de bordo e da entrevista semiestruturada. Entrevista essa que foi realizada com a coordenadora pedagógica, a professora do Grupo 5, as professoras do 1° ano e 3 crianças do 1° ano. Os resultados indicam que o método Montessoriano implementado no Instituto pesquisado, fundamentam e sustentam na experiência vivenciadas nesse espaço, as bases fundamentais para garantir o protagonismo da criança na transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental.pt_BR
dc.degree.levelLicenciaturapt_BR
dc.contributor.advisor1Teixeira, Sirlândia Reis de Oliveira-
dc.contributor.advisor2Guimarães, Rafaela Sousa-
dc.contributor.referee1Andrade, Maria Eurácia Barreto de-
dc.contributor.referee2Abreu, Roberta Melo de Andrade-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCFP - Centro de Formação de Professorespt_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.enEarly childhood educationpt_BR
dc.subject.enElementary schoolpt_BR
dc.subject.enMontessori methodpt_BR
dc.subject.enTeaching transitionpt_BR
dc.subject.enChild protagonismpt_BR
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