Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3621
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Licenciatura
Título : O lúdico na educação infantil
metadata.dc.creator: Silva, Maria José Santana
metadata.dc.contributor.advisor1: Gomes, Sabrina Torres
metadata.dc.contributor.referee1: Andrade, Maria Eurácia Barreto de
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Fernando Henrique Tisque dos
Citación : SILVA, Maria José Santana. O lúdico na educação infantil, Amargosa-BA. 2019. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2019.
metadata.dc.description.resumo: A presente monografia intitulada “O lúdico na Educação Infantil”, ressalta a realidade pedagógica de uma escola da rede municipal de ensino da cidade de Cruz das Almas. Com objetivo de compreender de que maneira o lúdico vem sendo utilizado enquanto ferramenta no processo de aprendizagem. A abordagem foi uma pesquisa de cunho qualitativo, a qual se baseia no questionário e na observação do cotidiano e a partir de revisão bibliográfica de matérias já publicadas seguido com aplicação de um questionário feito com a professora da Educação Infantil. Os teóricos utilizados foram Lev Vygotsky, Paulo Nunes de Almeida, Sonia Kramer, Moises Kuhlmann, José Luis Straub, entre outros. Conclui-se que é importantíssima a utilização dos jogos e brincadeiras na construção do conhecimento.
Palabras clave : Educação infantil
Educação lúdica
Jogos educativos
Resumen : This monograph entitled "The playful one in the Infantile Education", emphasizes the pedagogical reality of a school of the municipal network of education of the city of Cruz of the Souls. In order to understand how the ludic has been used as a tool in the learning process. The approach was a qualitative research, which is based on the questionnaire and the observation of daily life and from a bibliographical review of already published materials followed with application of a questionnaire done with the teacher of Early Childhood Education. The theorists used were Lev Vygotsky, Paulo Nunes de Almeida, Sonia Kramer, Moises Kuhlmann, José Luis Straub, among others. It is concluded that the use of games and games in the construction of knowledge is extremely important.
metadata.dc.subject.en: Early childhood
Playful education
Educational games
Editorial : Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CFP - Centro de Formação de Professores
Fecha de publicación : 19-feb-2019
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.date.available: 2024-09-24T20:32:20Z
URI : http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3621
Aparece en las colecciones: CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Ludico_Educacao_Infantil_TCC_2019.pdf278,33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.