Please use this identifier to cite or link to this item:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3621
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
metadata.dc.degree.level: | Licenciatura |
Title: | O lúdico na educação infantil |
metadata.dc.creator: | Silva, Maria José Santana |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Gomes, Sabrina Torres |
metadata.dc.contributor.referee1: | Andrade, Maria Eurácia Barreto de |
metadata.dc.contributor.referee2: | Santos, Fernando Henrique Tisque dos |
Citation: | SILVA, Maria José Santana. O lúdico na educação infantil, Amargosa-BA. 2019. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2019. |
metadata.dc.description.resumo: | A presente monografia intitulada “O lúdico na Educação Infantil”, ressalta a realidade pedagógica de uma escola da rede municipal de ensino da cidade de Cruz das Almas. Com objetivo de compreender de que maneira o lúdico vem sendo utilizado enquanto ferramenta no processo de aprendizagem. A abordagem foi uma pesquisa de cunho qualitativo, a qual se baseia no questionário e na observação do cotidiano e a partir de revisão bibliográfica de matérias já publicadas seguido com aplicação de um questionário feito com a professora da Educação Infantil. Os teóricos utilizados foram Lev Vygotsky, Paulo Nunes de Almeida, Sonia Kramer, Moises Kuhlmann, José Luis Straub, entre outros. Conclui-se que é importantíssima a utilização dos jogos e brincadeiras na construção do conhecimento. |
Keywords: | Educação infantil Educação lúdica Jogos educativos |
Abstract: | This monograph entitled "The playful one in the Infantile Education", emphasizes the pedagogical reality of a school of the municipal network of education of the city of Cruz of the Souls. In order to understand how the ludic has been used as a tool in the learning process. The approach was a qualitative research, which is based on the questionnaire and the observation of daily life and from a bibliographical review of already published materials followed with application of a questionnaire done with the teacher of Early Childhood Education. The theorists used were Lev Vygotsky, Paulo Nunes de Almeida, Sonia Kramer, Moises Kuhlmann, José Luis Straub, among others. It is concluded that the use of games and games in the construction of knowledge is extremely important. |
metadata.dc.subject.en: | Early childhood Playful education Educational games |
Publisher: | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
metadata.dc.publisher.department: | CFP - Centro de Formação de Professores |
Issue Date: | 19-Feb-2019 |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.date.available: | 2024-09-24T20:32:20Z |
URI: | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3621 |
Appears in Collections: | CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Ludico_Educacao_Infantil_TCC_2019.pdf | 278,33 kB | Adobe PDF | View/Open | |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.