Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3621
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Maria José Santana-
dc.date.accessioned2024-09-24T20:32:20Z-
dc.date.available2024-09-24T20:32:20Z-
dc.date.issued2019-02-19-
dc.identifier.citationSILVA, Maria José Santana. O lúdico na educação infantil, Amargosa-BA. 2019. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3621-
dc.description.abstractThis monograph entitled "The playful one in the Infantile Education", emphasizes the pedagogical reality of a school of the municipal network of education of the city of Cruz of the Souls. In order to understand how the ludic has been used as a tool in the learning process. The approach was a qualitative research, which is based on the questionnaire and the observation of daily life and from a bibliographical review of already published materials followed with application of a questionnaire done with the teacher of Early Childhood Education. The theorists used were Lev Vygotsky, Paulo Nunes de Almeida, Sonia Kramer, Moises Kuhlmann, José Luis Straub, among others. It is concluded that the use of games and games in the construction of knowledge is extremely important.pt_BR
dc.description.sponsorshipBNDES - Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Socialpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectEducação lúdicapt_BR
dc.subjectJogos educativospt_BR
dc.titleO lúdico na educação infantilpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoA presente monografia intitulada “O lúdico na Educação Infantil”, ressalta a realidade pedagógica de uma escola da rede municipal de ensino da cidade de Cruz das Almas. Com objetivo de compreender de que maneira o lúdico vem sendo utilizado enquanto ferramenta no processo de aprendizagem. A abordagem foi uma pesquisa de cunho qualitativo, a qual se baseia no questionário e na observação do cotidiano e a partir de revisão bibliográfica de matérias já publicadas seguido com aplicação de um questionário feito com a professora da Educação Infantil. Os teóricos utilizados foram Lev Vygotsky, Paulo Nunes de Almeida, Sonia Kramer, Moises Kuhlmann, José Luis Straub, entre outros. Conclui-se que é importantíssima a utilização dos jogos e brincadeiras na construção do conhecimento.pt_BR
dc.degree.levelLicenciaturapt_BR
dc.contributor.advisor1Gomes, Sabrina Torres-
dc.contributor.referee1Andrade, Maria Eurácia Barreto de-
dc.contributor.referee2Santos, Fernando Henrique Tisque dos-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCFP - Centro de Formação de Professorespt_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpt_BR
dc.subject.enEarly childhoodpt_BR
dc.subject.enPlayful educationpt_BR
dc.subject.enEducational gamespt_BR
Aparece na(s) coleção(ões):CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC

Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ludico_Educacao_Infantil_TCC_2019.pdf278,33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.