Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3449
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
metadata.dc.degree.level: | Licenciatura |
Título : | O encontro do sujeito leitor com o livro literário |
metadata.dc.creator: | Santos, Maria Laurência Gonsalves |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Clark, Geórgia Nellie |
metadata.dc.contributor.referee1: | Andrade, Maria Eurácia Barreto de |
metadata.dc.contributor.referee2: | Freitas, Gisélia Macedo Cardoso |
Citación : | SANTOS, Maria Laurência Gonsalves. O encontro do sujeito leitor com o livro literário, Amargosa-BA. 2017. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2017. |
metadata.dc.description.resumo: | Esta monografia apresenta os resultados da pesquisa sobre práticas de leituras literárias e a constituição do leitor literário. Trata da importância do livro impresso literário, da importância da leitura literária para formação do indivíduo, e a constituição do sujeito leitor a partir da leitura por prazer e fruição dos sentidos. Realizada com estudantes universitários do CFP/UFRB em Amargosa, BA. Assim sendo, esta pesquisa norteou-se pelo seguinte problema: Como os futuros docentes pedagogos, que tem por hábito a leitura literária, se constituíram enquanto leitores? Considerando este emblemático contexto a pesquisa objetivou: Entender a construção das práticas de leitura de livros impressos literários, conhecendo a história do encontro do sujeito com o livro literário. E para isto buscouse: Refletir sobre a leitura literária e importância do livro impresso literário para formação de leitores; Compreender os processos de formação do leitor. Interpretar a história do sujeito leitor com o livro impresso literário, analisando sua constituição como leitor; Para o desenvolvimento da investigação adotamos pressupostos metodológicos ligados à pesquisa qualitativa, utilizando a entrevista para a recolha de dados. Este instrumento auxiliou na apreensão e discussão da problemática impressa no objeto desta investigação, a constituição do sujeito leitor. No que se refere aos pressupostos teóricos este trabalho encontra-se fundamentado nos estudos e pesquisas de autores como Rodrigo Matos de Souza, Ricardo Azevedo, Márcia Feitosa, Zoara Faila, Maria Helena Martins, Roxane Rojo, entre outros que discutem sobre leitura, leituras literárias e formação do leitor. Por fim, com as informações obtidas na pesquisa foi possível compreender a importância da prática da leitura literária e os processos de constituição do leitor através da história de leitura dos sujeitos leitores literários. Pois, os resultados da pesquisa revelam a importância do livro impresso literário para constituição de leitores e como a prática de leituras literárias é importante para a formação do indivíduo na sociedade. |
Palabras clave : | Leituras literárias Livro impresso literário Constituição do leitor |
Editorial : | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
metadata.dc.publisher.department: | CFP - Centro de Formação de Professores |
Fecha de publicación : | 26-sep-2017 |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.date.available: | 2024-09-09T12:34:16Z |
URI : | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3449 |
Aparece en las colecciones: | CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Encontro_Sujeito_Leitor_TCC_2017.pdf | 457,64 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.