Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC
Please use this identifier to cite or link to this item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3449
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Licenciatura
Title: O encontro do sujeito leitor com o livro literário
metadata.dc.creator: Santos, Maria Laurência Gonsalves
metadata.dc.contributor.advisor1: Clark, Geórgia Nellie
metadata.dc.contributor.referee1: Andrade, Maria Eurácia Barreto de
metadata.dc.contributor.referee2: Freitas, Gisélia Macedo Cardoso
Citation: SANTOS, Maria Laurência Gonsalves. O encontro do sujeito leitor com o livro literário, Amargosa-BA. 2017. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2017.
metadata.dc.description.resumo: Esta monografia apresenta os resultados da pesquisa sobre práticas de leituras literárias e a constituição do leitor literário. Trata da importância do livro impresso literário, da importância da leitura literária para formação do indivíduo, e a constituição do sujeito leitor a partir da leitura por prazer e fruição dos sentidos. Realizada com estudantes universitários do CFP/UFRB em Amargosa, BA. Assim sendo, esta pesquisa norteou-se pelo seguinte problema: Como os futuros docentes pedagogos, que tem por hábito a leitura literária, se constituíram enquanto leitores? Considerando este emblemático contexto a pesquisa objetivou: Entender a construção das práticas de leitura de livros impressos literários, conhecendo a história do encontro do sujeito com o livro literário. E para isto buscouse: Refletir sobre a leitura literária e importância do livro impresso literário para formação de leitores; Compreender os processos de formação do leitor. Interpretar a história do sujeito leitor com o livro impresso literário, analisando sua constituição como leitor; Para o desenvolvimento da investigação adotamos pressupostos metodológicos ligados à pesquisa qualitativa, utilizando a entrevista para a recolha de dados. Este instrumento auxiliou na apreensão e discussão da problemática impressa no objeto desta investigação, a constituição do sujeito leitor. No que se refere aos pressupostos teóricos este trabalho encontra-se fundamentado nos estudos e pesquisas de autores como Rodrigo Matos de Souza, Ricardo Azevedo, Márcia Feitosa, Zoara Faila, Maria Helena Martins, Roxane Rojo, entre outros que discutem sobre leitura, leituras literárias e formação do leitor. Por fim, com as informações obtidas na pesquisa foi possível compreender a importância da prática da leitura literária e os processos de constituição do leitor através da história de leitura dos sujeitos leitores literários. Pois, os resultados da pesquisa revelam a importância do livro impresso literário para constituição de leitores e como a prática de leituras literárias é importante para a formação do indivíduo na sociedade.
Keywords: Leituras literárias
Livro impresso literário
Constituição do leitor
Publisher: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CFP - Centro de Formação de Professores
Issue Date: 26-Sep-2017
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.date.available: 2024-09-09T12:34:16Z
URI: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3449
Appears in Collections:CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Encontro_Sujeito_Leitor_TCC_2017.pdf457,64 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.