Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3449
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Maria Laurência Gonsalves-
dc.date.accessioned2024-09-09T12:34:16Z-
dc.date.available2024-09-09T12:34:16Z-
dc.date.issued2017-09-26-
dc.identifier.citationSANTOS, Maria Laurência Gonsalves. O encontro do sujeito leitor com o livro literário, Amargosa-BA. 2017. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3449-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLeituras literáriaspt_BR
dc.subjectLivro impresso literáriopt_BR
dc.subjectConstituição do leitorpt_BR
dc.titleO encontro do sujeito leitor com o livro literáriopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEsta monografia apresenta os resultados da pesquisa sobre práticas de leituras literárias e a constituição do leitor literário. Trata da importância do livro impresso literário, da importância da leitura literária para formação do indivíduo, e a constituição do sujeito leitor a partir da leitura por prazer e fruição dos sentidos. Realizada com estudantes universitários do CFP/UFRB em Amargosa, BA. Assim sendo, esta pesquisa norteou-se pelo seguinte problema: Como os futuros docentes pedagogos, que tem por hábito a leitura literária, se constituíram enquanto leitores? Considerando este emblemático contexto a pesquisa objetivou: Entender a construção das práticas de leitura de livros impressos literários, conhecendo a história do encontro do sujeito com o livro literário. E para isto buscouse: Refletir sobre a leitura literária e importância do livro impresso literário para formação de leitores; Compreender os processos de formação do leitor. Interpretar a história do sujeito leitor com o livro impresso literário, analisando sua constituição como leitor; Para o desenvolvimento da investigação adotamos pressupostos metodológicos ligados à pesquisa qualitativa, utilizando a entrevista para a recolha de dados. Este instrumento auxiliou na apreensão e discussão da problemática impressa no objeto desta investigação, a constituição do sujeito leitor. No que se refere aos pressupostos teóricos este trabalho encontra-se fundamentado nos estudos e pesquisas de autores como Rodrigo Matos de Souza, Ricardo Azevedo, Márcia Feitosa, Zoara Faila, Maria Helena Martins, Roxane Rojo, entre outros que discutem sobre leitura, leituras literárias e formação do leitor. Por fim, com as informações obtidas na pesquisa foi possível compreender a importância da prática da leitura literária e os processos de constituição do leitor através da história de leitura dos sujeitos leitores literários. Pois, os resultados da pesquisa revelam a importância do livro impresso literário para constituição de leitores e como a prática de leituras literárias é importante para a formação do indivíduo na sociedade.pt_BR
dc.degree.levelLicenciaturapt_BR
dc.contributor.advisor1Clark, Geórgia Nellie-
dc.contributor.referee1Andrade, Maria Eurácia Barreto de-
dc.contributor.referee2Freitas, Gisélia Macedo Cardoso-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCFP - Centro de Formação de Professorespt_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece na(s) coleção(ões):CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC

Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Encontro_Sujeito_Leitor_TCC_2017.pdf457,64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.