Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3449
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Santos, Maria Laurência Gonsalves | - |
dc.date.accessioned | 2024-09-09T12:34:16Z | - |
dc.date.available | 2024-09-09T12:34:16Z | - |
dc.date.issued | 2017-09-26 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Maria Laurência Gonsalves. O encontro do sujeito leitor com o livro literário, Amargosa-BA. 2017. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3449 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Leituras literárias | pt_BR |
dc.subject | Livro impresso literário | pt_BR |
dc.subject | Constituição do leitor | pt_BR |
dc.title | O encontro do sujeito leitor com o livro literário | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta monografia apresenta os resultados da pesquisa sobre práticas de leituras literárias e a constituição do leitor literário. Trata da importância do livro impresso literário, da importância da leitura literária para formação do indivíduo, e a constituição do sujeito leitor a partir da leitura por prazer e fruição dos sentidos. Realizada com estudantes universitários do CFP/UFRB em Amargosa, BA. Assim sendo, esta pesquisa norteou-se pelo seguinte problema: Como os futuros docentes pedagogos, que tem por hábito a leitura literária, se constituíram enquanto leitores? Considerando este emblemático contexto a pesquisa objetivou: Entender a construção das práticas de leitura de livros impressos literários, conhecendo a história do encontro do sujeito com o livro literário. E para isto buscouse: Refletir sobre a leitura literária e importância do livro impresso literário para formação de leitores; Compreender os processos de formação do leitor. Interpretar a história do sujeito leitor com o livro impresso literário, analisando sua constituição como leitor; Para o desenvolvimento da investigação adotamos pressupostos metodológicos ligados à pesquisa qualitativa, utilizando a entrevista para a recolha de dados. Este instrumento auxiliou na apreensão e discussão da problemática impressa no objeto desta investigação, a constituição do sujeito leitor. No que se refere aos pressupostos teóricos este trabalho encontra-se fundamentado nos estudos e pesquisas de autores como Rodrigo Matos de Souza, Ricardo Azevedo, Márcia Feitosa, Zoara Faila, Maria Helena Martins, Roxane Rojo, entre outros que discutem sobre leitura, leituras literárias e formação do leitor. Por fim, com as informações obtidas na pesquisa foi possível compreender a importância da prática da leitura literária e os processos de constituição do leitor através da história de leitura dos sujeitos leitores literários. Pois, os resultados da pesquisa revelam a importância do livro impresso literário para constituição de leitores e como a prática de leituras literárias é importante para a formação do indivíduo na sociedade. | pt_BR |
dc.degree.level | Licenciatura | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Clark, Geórgia Nellie | - |
dc.contributor.referee1 | Andrade, Maria Eurácia Barreto de | - |
dc.contributor.referee2 | Freitas, Gisélia Macedo Cardoso | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | CFP - Centro de Formação de Professores | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ões): | CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC |
Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Encontro_Sujeito_Leitor_TCC_2017.pdf | 457,64 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.