Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3440
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Grau acadêmico: Licenciatura
Título: Dificuldades e possibilidades da docência em turmas da EJAI em uma escola pública do município de Brejões-BA
Autor(es): Santos, Iolanda Bispo dos
Orientador(a): Silva, Erica Bastos da
Membro(a) da banca: Andrade, Maria Eurácia Barreto de
Membro(a) da banca: Clark, Geórgia Nelly
Referência: SANTOS, Iolanda Bispo dos. Dificuldades e possibilidades da docência em turmas da EJAI em uma escola pública do município de Brejões-BA, Amargosa-BA. 2019. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2019.
Resumo: Esta monografia foi elaborada durante o percurso de formação no curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia-UFRB, no Centro de Formação de Professores-CFP. O tema desta investigação é: dificuldades e possibilidades enfrentadas pela docência em turmas da EJAI1 em uma escola pública do município de Brejões - BA e tem como objetivo principal contribuir com o processo da construção profissional na formação dos professores da EJAI. Assim, a pesquisa em tela problematiza quais as dificuldades e as possibilidades de trabalhos existentes na docência em turmas da EJAI em uma escola pública do município de Brejões - BA. Para responder a esse questionamento, realizou-se um estudo que se configura como qualitativo, tendo como instrumentos para a coleta de dados a entrevista semiestruturada e a observação de aula. O trabalho de campo foi realizado em uma escola pública no município de Brejões, na modalidade da EJAI eixo I, apontando para a prática docente e suas ações metodológicas, vislumbrando as dificuldades e as possibilidades enfrentadas pela docência nesse contexto. Nessa perspectiva, a pesquisa faz a abordagem sobre o tema através de um levantamento bibliográfico, tendo como referencial teórico autores, como: Arroyo (2005-2007), Freire (1987-1996), Kleiman (2001), Moura (2001), Laffin (2006), dentre outros. Desse modo, cita-se como principais resultados deste estudo a falta de investimento educacional na área da EJAI e o perfil do professor da EJAI que precisa ser construído para exercer sua práxis com autonomia.
Palavras-chave: Educação - Jovem e adulto (EJA)
Professor - Formação
Prática pedagógica
Editora / Instituição: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Centro de Ensino: CFP - Centro de Formação de Professores
Data do documento: 26-Fev-2019
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Acesso Disponível em: 2024-09-04T21:27:07Z
URI: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3440
Aparece na(s) coleção(ões):CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC

Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dificuldades_Possibilidades_Docencia_TCC_2019.pdf366,54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.