Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3440
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
metadata.dc.degree.level: | Licenciatura |
Título : | Dificuldades e possibilidades da docência em turmas da EJAI em uma escola pública do município de Brejões-BA |
metadata.dc.creator: | Santos, Iolanda Bispo dos |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Silva, Erica Bastos da |
metadata.dc.contributor.referee1: | Andrade, Maria Eurácia Barreto de |
metadata.dc.contributor.referee2: | Clark, Geórgia Nelly |
Citación : | SANTOS, Iolanda Bispo dos. Dificuldades e possibilidades da docência em turmas da EJAI em uma escola pública do município de Brejões-BA, Amargosa-BA. 2019. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2019. |
metadata.dc.description.resumo: | Esta monografia foi elaborada durante o percurso de formação no curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia-UFRB, no Centro de Formação de Professores-CFP. O tema desta investigação é: dificuldades e possibilidades enfrentadas pela docência em turmas da EJAI1 em uma escola pública do município de Brejões - BA e tem como objetivo principal contribuir com o processo da construção profissional na formação dos professores da EJAI. Assim, a pesquisa em tela problematiza quais as dificuldades e as possibilidades de trabalhos existentes na docência em turmas da EJAI em uma escola pública do município de Brejões - BA. Para responder a esse questionamento, realizou-se um estudo que se configura como qualitativo, tendo como instrumentos para a coleta de dados a entrevista semiestruturada e a observação de aula. O trabalho de campo foi realizado em uma escola pública no município de Brejões, na modalidade da EJAI eixo I, apontando para a prática docente e suas ações metodológicas, vislumbrando as dificuldades e as possibilidades enfrentadas pela docência nesse contexto. Nessa perspectiva, a pesquisa faz a abordagem sobre o tema através de um levantamento bibliográfico, tendo como referencial teórico autores, como: Arroyo (2005-2007), Freire (1987-1996), Kleiman (2001), Moura (2001), Laffin (2006), dentre outros. Desse modo, cita-se como principais resultados deste estudo a falta de investimento educacional na área da EJAI e o perfil do professor da EJAI que precisa ser construído para exercer sua práxis com autonomia. |
Palabras clave : | Educação - Jovem e adulto (EJA) Professor - Formação Prática pedagógica |
Editorial : | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
metadata.dc.publisher.department: | CFP - Centro de Formação de Professores |
Fecha de publicación : | 26-feb-2019 |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOS |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.date.available: | 2024-09-04T21:27:07Z |
URI : | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3440 |
Aparece en las colecciones: | CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dificuldades_Possibilidades_Docencia_TCC_2019.pdf | 366,54 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.