Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3440
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Grau acadêmico: | Licenciatura |
Título: | Dificuldades e possibilidades da docência em turmas da EJAI em uma escola pública do município de Brejões-BA |
Autor(es): | Santos, Iolanda Bispo dos |
Orientador(a): | Silva, Erica Bastos da |
Membro(a) da banca: | Andrade, Maria Eurácia Barreto de |
Membro(a) da banca: | Clark, Geórgia Nelly |
Referência: | SANTOS, Iolanda Bispo dos. Dificuldades e possibilidades da docência em turmas da EJAI em uma escola pública do município de Brejões-BA, Amargosa-BA. 2019. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2019. |
Resumo: | Esta monografia foi elaborada durante o percurso de formação no curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia-UFRB, no Centro de Formação de Professores-CFP. O tema desta investigação é: dificuldades e possibilidades enfrentadas pela docência em turmas da EJAI1 em uma escola pública do município de Brejões - BA e tem como objetivo principal contribuir com o processo da construção profissional na formação dos professores da EJAI. Assim, a pesquisa em tela problematiza quais as dificuldades e as possibilidades de trabalhos existentes na docência em turmas da EJAI em uma escola pública do município de Brejões - BA. Para responder a esse questionamento, realizou-se um estudo que se configura como qualitativo, tendo como instrumentos para a coleta de dados a entrevista semiestruturada e a observação de aula. O trabalho de campo foi realizado em uma escola pública no município de Brejões, na modalidade da EJAI eixo I, apontando para a prática docente e suas ações metodológicas, vislumbrando as dificuldades e as possibilidades enfrentadas pela docência nesse contexto. Nessa perspectiva, a pesquisa faz a abordagem sobre o tema através de um levantamento bibliográfico, tendo como referencial teórico autores, como: Arroyo (2005-2007), Freire (1987-1996), Kleiman (2001), Moura (2001), Laffin (2006), dentre outros. Desse modo, cita-se como principais resultados deste estudo a falta de investimento educacional na área da EJAI e o perfil do professor da EJAI que precisa ser construído para exercer sua práxis com autonomia. |
Palavras-chave: | Educação - Jovem e adulto (EJA) Professor - Formação Prática pedagógica |
Editora / Instituição: | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
Centro de Ensino: | CFP - Centro de Formação de Professores |
Data do documento: | 26-Fev-2019 |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Acesso Disponível em: | 2024-09-04T21:27:07Z |
URI: | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3440 |
Aparece na(s) coleção(ões): | CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC |
Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dificuldades_Possibilidades_Docencia_TCC_2019.pdf | 366,54 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.