Caboclo - Repositório Institucional UFRB CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas CCAAB - Cursos de Graduação CCAAB - Licenciatura em Biologia - TCC
Please use this identifier to cite or link to this item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3432
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Licenciatura
Title: Análise exploratória dos espaços e estruturas educadoras em escolas públicas de Cruz das Almas, Bahia
metadata.dc.creator: Santos, Naíra Suele da Conceição
metadata.dc.contributor.advisor1: Almeida, Renato de
metadata.dc.contributor.referee1: Braga, Jaqueline Ramos Machado
metadata.dc.contributor.referee2: Santana, Luciana Alaíde Alves
metadata.dc.description.resumo: O diagnóstico da estrutura física das escolas e os espaços educadores adotados para o desenvolvimento de atividades práticas pelos professores de Ciências e Biologia de Cruz das Almas, representam um importe aporte ao planejamento do Poder Público Local, das diferentes ações desenvolvidas pela Universidade. Foram entrevistados 40 professores de Ciências ou Biologia de 14 escolas públicas sediadas em Cruz das Almas. Menos de 5% dos professores são licenciados em Biologia. As atividades práticas, quando ocorrem, são normalmente conduzidas em sala de aula ou no pátio escolar, porém algumas escolas já visitaram o Complexo da Praia do Forte, a UFRB, a EMBRAPA, a Hidrelétrica de Pedra do Cavalo, a Mata de Cazuzinha, entre outros. A estrutura física das escolas é bem variada, mas constata-se algum sucateamento das salas de leitura, laboratórios de informática e a falta de cuidado com o próprio pátio escolar. Existem apenas dois laboratórios de Ciências na região, e muitas das quadras esportivas são precárias. A atual situação compromete o ensino de Ciências e impõe limitações ao trabalho qualificado dos cursos de formação de professores. O trabalho também expõe as dificuldades de implantação da Política Nacional de Educação (2011 – 2020), que apontam inúmeras metas de expansão das matrículas na educação básica.
Keywords: Educação - Escolas públicas - Ensino de ciências
Ciência - Estudo e ensino
Atividades práticas
UFRB (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia)
Cruz das Almas (BA)
Recôncavo (BA)
Abstract: The diagnostic of structure physical schools and spaces educators adopted to evolution of activity use by the teachers of science and biology Cruz das Almas represents a important contribution to planning power of the local public different action evolution the university.Were respondents 40 science,biology teachers of 14 public school based in Cruz das Almas.Less 5% of teachers are graduates in biology.The practice activities, when there,are normally take in the classroom or courtyard school.Some visited school beach complex strong, but also UFRB, EMBRAPA, the hydroelectric Stone Horse, the Mata de Cazuzinha, among others. The physical structure of schools is quite varied, but it appears some scrap of reading rooms, computer labs and lack of care for their own schoolyard. There are only two science laboratories in the region and many of the sports fields are precarious. The current situation undermines science education and imposes limitations on skilled labor training courses for teachers. The work also exposes the difficulties of implementation of the National Policy on Education (2011 - 2020), who points out numerous goals of expanding enrollment in basic education.
metadata.dc.subject.en: Education - Public schools - Science teaching
Science - Study and teaching
Practical activities
UFRB (Federal University of Recôncavo da Bahia)
Cruz das Almas (BA)
Recôncavo (BA)
Publisher: UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO
metadata.dc.publisher.department: CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas
Issue Date: 2013
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.date.available: 2024-09-04T20:45:23Z
URI: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3432
Appears in Collections:CCAAB - Licenciatura em Biologia - TCC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Analise_Exploratoria_Espacos_TCC_2013.pdf1,85 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.