Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document :
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3422
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
metadata.dc.degree.level: | Licenciatura |
Titre: | Do cancionista à canção: a canção como recurso potencializador da prática pedagógica |
metadata.dc.creator: | Oliveira, Vitor Ravel Pinho de |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Andrade, Ricardo Henrique Resende de |
metadata.dc.contributor.referee1: | Souza, Maicelma Maia |
metadata.dc.contributor.referee2: | Pereira, Lucas Vieira |
Référence bibliographique: | OLIVEIRA, Vitor Ravel Pinho de. Do cancionista à canção: a canção como recurso potencializador da prática pedagógica, Amargosa-BA. 2023. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2023. |
metadata.dc.description.resumo: | O presente trabalho de conclusão de curso trata-se de uma pesquisa bibliográfica a respeito das possibilidades de uso da canção na sala de aula. Além disso, essa pesquisa buscou se ancorar em algumas definições e conceitos para um melhor entendimento a respeito da canção de modo geral, como a definição apresentada por Candido (2004) sobre o que é literatura, as 10 funções da música trazidas por Merriam (1964), a ideia trazida por Boaventura (2008; 2010) a respeito dos paradigmas científicos e da epistemologia do sul, Luiz Tatit (2002) que destaca seu caráter coletivo e criativo, enfatizando que ela é uma expressão cultural compartilhada. O objetivo deste trabalho é sensibilizar o leitor a compreender e valorizar a canção enquanto formadora do ser e, a partir disto, propor a sua inserção no espaço escolar. Mediante esta pesquisa, é possível compreender a complexidade presente nas músicas através das canções e suas respectivas análises aqui citadas e, a partir de uma perspectiva Freiriana (2001; 2004; 2005), ler o mundo pela perspectiva do cancionista, que como verdadeiro cronista, consegue abordar o cotidiano sobre o olhar poético e sensibilizar o ouvinte. Utilizar desta abordagem corresponde ao que se propõe a partir das leituras e interpretações da bibliografia desse estudo, para a acentuação da canção enquanto recurso potencializador da prática pedagógica, tendo em vista na capacidade formadora que ela possui enquanto objeto de pesquisa, produção científica e cultural. |
Mots-clés: | Educação Cancionista popular Canção Literatura Práticas de ensino Música |
Résumé: | The present undergraduate thesis is a literature review on the possibilities of using songs in the classroom. Additionally, it is grounded in various definitions and concepts for a better understanding of songs in general, such as Candido's (2004) definition of literature, the 10 functions of music by Merriam (1964), Boaventura's (2008; 2010) ideas on scientific paradigms and southern epistemology, Luiz Tatit's (2002) emphasis on its collective and creative nature, highlighting it as a shared cultural expression. The goal is to sensitize the reader to comprehend and value the song as a formative element and, based on this, propose its integration into the educational space. Through this research, one can grasp the complexity within songs and their respective analyses mentioned here. From a Freirian perspective (2001; 2004; 2005), it encourages reading the world through the eyes of the songwriter, who, like a true chronicler, addresses everyday life with a poetic gaze, sensitizing the listener. Employing this approach aligns with the proposals from the readings and interpretations of the bibliography in this study, emphasizing the song as an enhancing resource in pedagogical practice, considering its formative capacity as a subject of research, scientific production, and culture. |
metadata.dc.subject.en: | Education Popular songster Song Literature Teaching practices Music |
Editeur: | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
metadata.dc.publisher.department: | CFP - Centro de Formação de Professores |
Date de publication: | 28-oct-2023 |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.date.available: | 2024-09-04T14:23:32Z |
URI/URL: | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3422 |
Collection(s) : | CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC |
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier | Description | Taille | Format | |
---|---|---|---|---|
Cancionista_Cancao_Cancao_TCC_2023.pdf | 568,39 kB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir | |
Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.