Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3422
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Vitor Ravel Pinho de-
dc.date.accessioned2024-09-04T14:23:32Z-
dc.date.available2024-09-04T14:23:32Z-
dc.date.issued2023-10-28-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Vitor Ravel Pinho de. Do cancionista à canção: a canção como recurso potencializador da prática pedagógica, Amargosa-BA. 2023. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3422-
dc.description.abstractThe present undergraduate thesis is a literature review on the possibilities of using songs in the classroom. Additionally, it is grounded in various definitions and concepts for a better understanding of songs in general, such as Candido's (2004) definition of literature, the 10 functions of music by Merriam (1964), Boaventura's (2008; 2010) ideas on scientific paradigms and southern epistemology, Luiz Tatit's (2002) emphasis on its collective and creative nature, highlighting it as a shared cultural expression. The goal is to sensitize the reader to comprehend and value the song as a formative element and, based on this, propose its integration into the educational space. Through this research, one can grasp the complexity within songs and their respective analyses mentioned here. From a Freirian perspective (2001; 2004; 2005), it encourages reading the world through the eyes of the songwriter, who, like a true chronicler, addresses everyday life with a poetic gaze, sensitizing the listener. Employing this approach aligns with the proposals from the readings and interpretations of the bibliography in this study, emphasizing the song as an enhancing resource in pedagogical practice, considering its formative capacity as a subject of research, scientific production, and culture.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectCancionista popularpt_BR
dc.subjectCançãopt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectPráticas de ensinopt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.titleDo cancionista à canção: a canção como recurso potencializador da prática pedagógicapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho de conclusão de curso trata-se de uma pesquisa bibliográfica a respeito das possibilidades de uso da canção na sala de aula. Além disso, essa pesquisa buscou se ancorar em algumas definições e conceitos para um melhor entendimento a respeito da canção de modo geral, como a definição apresentada por Candido (2004) sobre o que é literatura, as 10 funções da música trazidas por Merriam (1964), a ideia trazida por Boaventura (2008; 2010) a respeito dos paradigmas científicos e da epistemologia do sul, Luiz Tatit (2002) que destaca seu caráter coletivo e criativo, enfatizando que ela é uma expressão cultural compartilhada. O objetivo deste trabalho é sensibilizar o leitor a compreender e valorizar a canção enquanto formadora do ser e, a partir disto, propor a sua inserção no espaço escolar. Mediante esta pesquisa, é possível compreender a complexidade presente nas músicas através das canções e suas respectivas análises aqui citadas e, a partir de uma perspectiva Freiriana (2001; 2004; 2005), ler o mundo pela perspectiva do cancionista, que como verdadeiro cronista, consegue abordar o cotidiano sobre o olhar poético e sensibilizar o ouvinte. Utilizar desta abordagem corresponde ao que se propõe a partir das leituras e interpretações da bibliografia desse estudo, para a acentuação da canção enquanto recurso potencializador da prática pedagógica, tendo em vista na capacidade formadora que ela possui enquanto objeto de pesquisa, produção científica e cultural.pt_BR
dc.degree.levelLicenciaturapt_BR
dc.contributor.advisor1Andrade, Ricardo Henrique Resende de-
dc.contributor.referee1Souza, Maicelma Maia-
dc.contributor.referee2Pereira, Lucas Vieira-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCFP - Centro de Formação de Professorespt_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.enEducationpt_BR
dc.subject.enPopular songsterpt_BR
dc.subject.enSongpt_BR
dc.subject.enLiteraturept_BR
dc.subject.enTeaching practicespt_BR
dc.subject.enMusicpt_BR
Aparece na(s) coleção(ões):CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC

Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Cancionista_Cancao_Cancao_TCC_2023.pdf568,39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.