Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3420
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Licenciatura
Titre: Movimentos e territórios: construção da identidade de educadoras populares
metadata.dc.creator: Jesus, Maira Lislanne Santos de
metadata.dc.contributor.advisor1: Silva, Luana Patrícia Costa
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Alves, Maria Lígia Isídio
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Andreia Barbosa dos
metadata.dc.contributor.referee2: Freitas, Gisélia Macedo Cardoso
Référence bibliographique: JESUS, Maira Lislanne Santos de. Movimentos e territórios: construção da identidade de educadoras populares, Amargosa-BA. 2023. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2023.
metadata.dc.description.resumo: O trabalho intitulado Movimentos e Territórios: construção da identidade de Educadoras Populares tem por objetivo central de pesquisa investigar como se dá o processo de construção da identidade de Educadoras Populares, a partir da história, movimentos e práticas da/na Educação Popular. O estudo teve como aporte teórico as contribuições de autores como Brandão (2006), Freire (1993), Jara (2020), Mejía (2015), Gadotti (2012), Streck (2010), entre outras referências. A pesquisa teve como base metodológica os fundamentos da Pesquisa Participante. Inicialmente foi realizado um levantamento bibliográfico exposto em formato de linha do tempo para compreender o processo de desenvolvimento e construção da Educação Popular. Ainda no campo metodológico, realizamos entrevistas semiestruturadas com Educadoras Populares de três diferentes movimentos, para compreender o processo de construção da identidade enquanto Educadoras Populares, seus territórios, ações e práticas educativas. A partir dos resultados das entrevistas concedidas pudemos identificar que ser Educadora Popular é uma escolha política de mulheres e homens que enxergam na educação e na educação da classe popular presente nos territórios e movimentos sociais, territórios para atuarem enquanto sujeitos políticos e sociais pertencentes a um espaço e participantes ativos na/para mudanças sociais. Nesse sentido, os estudos realizados permitiram refletir sobre as motivações e inquietações de mulheres que são Educadoras Populares, que movidas pelo senso de responsabilidade e participação social compreendem a partir da Educação Popular que suas ações e práticas, são ferramentas para a emancipação social. Espera-se assim, que esta pesquisa traga discussões e reflexões que valorizem a Educação Popular e as Educadoras e Educadores Populares que ocupam tantos territórios, que ampliem a compreensão de uma educação para pensar, refletir e ter as suas práticas voltadas para mudanças e transformações sociais. Desta forma, almeja-se também que essa pesquisa contribua para a formação de Pedagogos e Pedagogas além de outros sujeitos que compreendem a importância da transformação da realidade e assim aguçadas e influenciadas (os) pela Educação Popular se tornem sujeitos educativos de transformação social.
Mots-clés: Educação popular
Educadores populares
Identidade cultural
Formação social
Editeur: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CFP - Centro de Formação de Professores
Date de publication: 2023
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.date.available: 2024-09-04T11:56:32Z
URI/URL: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3420
Collection(s) :CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC

Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
Movimentos_Territorios_Construcao_TCC_2023.pdf423,69 kBAdobe PDFVoir/Ouvrir


Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.