Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorJesus, Maira Lislanne Santos de-
dc.date.accessioned2024-09-04T11:56:32Z-
dc.date.available2024-09-04T11:56:32Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationJESUS, Maira Lislanne Santos de. Movimentos e territórios: construção da identidade de educadoras populares, Amargosa-BA. 2023. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3420-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação popularpt_BR
dc.subjectEducadores popularespt_BR
dc.subjectIdentidade culturalpt_BR
dc.subjectFormação socialpt_BR
dc.titleMovimentos e territórios: construção da identidade de educadoras popularespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO trabalho intitulado Movimentos e Territórios: construção da identidade de Educadoras Populares tem por objetivo central de pesquisa investigar como se dá o processo de construção da identidade de Educadoras Populares, a partir da história, movimentos e práticas da/na Educação Popular. O estudo teve como aporte teórico as contribuições de autores como Brandão (2006), Freire (1993), Jara (2020), Mejía (2015), Gadotti (2012), Streck (2010), entre outras referências. A pesquisa teve como base metodológica os fundamentos da Pesquisa Participante. Inicialmente foi realizado um levantamento bibliográfico exposto em formato de linha do tempo para compreender o processo de desenvolvimento e construção da Educação Popular. Ainda no campo metodológico, realizamos entrevistas semiestruturadas com Educadoras Populares de três diferentes movimentos, para compreender o processo de construção da identidade enquanto Educadoras Populares, seus territórios, ações e práticas educativas. A partir dos resultados das entrevistas concedidas pudemos identificar que ser Educadora Popular é uma escolha política de mulheres e homens que enxergam na educação e na educação da classe popular presente nos territórios e movimentos sociais, territórios para atuarem enquanto sujeitos políticos e sociais pertencentes a um espaço e participantes ativos na/para mudanças sociais. Nesse sentido, os estudos realizados permitiram refletir sobre as motivações e inquietações de mulheres que são Educadoras Populares, que movidas pelo senso de responsabilidade e participação social compreendem a partir da Educação Popular que suas ações e práticas, são ferramentas para a emancipação social. Espera-se assim, que esta pesquisa traga discussões e reflexões que valorizem a Educação Popular e as Educadoras e Educadores Populares que ocupam tantos territórios, que ampliem a compreensão de uma educação para pensar, refletir e ter as suas práticas voltadas para mudanças e transformações sociais. Desta forma, almeja-se também que essa pesquisa contribua para a formação de Pedagogos e Pedagogas além de outros sujeitos que compreendem a importância da transformação da realidade e assim aguçadas e influenciadas (os) pela Educação Popular se tornem sujeitos educativos de transformação social.pt_BR
dc.degree.levelLicenciaturapt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Luana Patrícia Costa-
dc.contributor.advisor-co1Alves, Maria Lígia Isídio-
dc.contributor.referee1Santos, Andreia Barbosa dos-
dc.contributor.referee2Freitas, Gisélia Macedo Cardoso-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCFP - Centro de Formação de Professorespt_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
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