Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3420
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
metadata.dc.degree.level: | Licenciatura |
Título : | Movimentos e territórios: construção da identidade de educadoras populares |
metadata.dc.creator: | Jesus, Maira Lislanne Santos de |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Silva, Luana Patrícia Costa |
metadata.dc.contributor.advisor-co1: | Alves, Maria Lígia Isídio |
metadata.dc.contributor.referee1: | Santos, Andreia Barbosa dos |
metadata.dc.contributor.referee2: | Freitas, Gisélia Macedo Cardoso |
Citación : | JESUS, Maira Lislanne Santos de. Movimentos e territórios: construção da identidade de educadoras populares, Amargosa-BA. 2023. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2023. |
metadata.dc.description.resumo: | O trabalho intitulado Movimentos e Territórios: construção da identidade de Educadoras Populares tem por objetivo central de pesquisa investigar como se dá o processo de construção da identidade de Educadoras Populares, a partir da história, movimentos e práticas da/na Educação Popular. O estudo teve como aporte teórico as contribuições de autores como Brandão (2006), Freire (1993), Jara (2020), Mejía (2015), Gadotti (2012), Streck (2010), entre outras referências. A pesquisa teve como base metodológica os fundamentos da Pesquisa Participante. Inicialmente foi realizado um levantamento bibliográfico exposto em formato de linha do tempo para compreender o processo de desenvolvimento e construção da Educação Popular. Ainda no campo metodológico, realizamos entrevistas semiestruturadas com Educadoras Populares de três diferentes movimentos, para compreender o processo de construção da identidade enquanto Educadoras Populares, seus territórios, ações e práticas educativas. A partir dos resultados das entrevistas concedidas pudemos identificar que ser Educadora Popular é uma escolha política de mulheres e homens que enxergam na educação e na educação da classe popular presente nos territórios e movimentos sociais, territórios para atuarem enquanto sujeitos políticos e sociais pertencentes a um espaço e participantes ativos na/para mudanças sociais. Nesse sentido, os estudos realizados permitiram refletir sobre as motivações e inquietações de mulheres que são Educadoras Populares, que movidas pelo senso de responsabilidade e participação social compreendem a partir da Educação Popular que suas ações e práticas, são ferramentas para a emancipação social. Espera-se assim, que esta pesquisa traga discussões e reflexões que valorizem a Educação Popular e as Educadoras e Educadores Populares que ocupam tantos territórios, que ampliem a compreensão de uma educação para pensar, refletir e ter as suas práticas voltadas para mudanças e transformações sociais. Desta forma, almeja-se também que essa pesquisa contribua para a formação de Pedagogos e Pedagogas além de outros sujeitos que compreendem a importância da transformação da realidade e assim aguçadas e influenciadas (os) pela Educação Popular se tornem sujeitos educativos de transformação social. |
Palabras clave : | Educação popular Educadores populares Identidade cultural Formação social |
Editorial : | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
metadata.dc.publisher.department: | CFP - Centro de Formação de Professores |
Fecha de publicación : | 2023 |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.date.available: | 2024-09-04T11:56:32Z |
URI : | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3420 |
Aparece en las colecciones: | CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Movimentos_Territorios_Construcao_TCC_2023.pdf | 423,69 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.