Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC
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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Licenciatura
Titre: A participação da comunidade escolar na gestão de uma escola pública de ensino fundamental dos anos iniciais em Mutuípe-BA
metadata.dc.creator: Santos, Luziane Nery dos
metadata.dc.contributor.advisor1: Ribeiro, Djeisson Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Andrade, Maria Eurácia Barreto de
metadata.dc.contributor.referee2: Barbosa, Irenilson de Jesus
Référence bibliographique: SANTOS, Luziane Nery dos. A participação da comunidade escolar na gestão de uma escola pública de ensino fundamental dos anos iniciais em Mutuípe-BA, Amargosa-BA. 2019. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2019.
metadata.dc.description.resumo: A presente pesquisa é fruto do trabalho realizado como requisito parcial de Conclusão do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, trata-se de um estudo de caso sobre a participação da comunidade escolar na gestão de uma escola pública de ensino fundamental anos iniciais no município de Mutuípe-BA, identificando os desafios e as possibilidades. A participação da comunidade escolar é assegurada através da perspectiva da gestão democrática que foi legitimado a partir da Constituição Federal de 1988, que traz em seu artigo 206, inciso VI, os princípios sobre os quais o ensino deve ser ministrado, e dentre eles, que o ensino público será ministrado com base na gestão democrática, e pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN/1996). Para fundamentar nosso trabalho recorremos aos estudos realizados por autores, como: Libâneo (2005), Vasconcellos (1956-2002-2004), Gadotti (2005), ente outros. Para realização da pesquisa optou-se pela pesquisa de natureza qualitativa do tipo estudo de caso, com a utilização de entrevista semiestruturada, junto aos sujeitos selecionados para a investigação. Concluiu-se com a pesquisa que os membros da comunidade escolar não estão integrados e a escola encontra inúmeras dificuldade para a implementação de um modelo estratégico e participativo na construção e efetivação da gestão democrática.
Mots-clés: Educação - Ensino fundamental
Comunidade escolar
Gestão escolar
Gestão democrática
Editeur: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CFP - Centro de Formação de Professores
Date de publication: 25-fév-2019
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::AVALIACAO DE SISTEMAS, INSTITUICOES, PLANOS E PROGRAMAS EDUCACIONAIS
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.date.available: 2024-08-19T19:09:31Z
URI/URL: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3360
Collection(s) :CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC

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