Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document :
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3360
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
metadata.dc.degree.level: | Licenciatura |
Titre: | A participação da comunidade escolar na gestão de uma escola pública de ensino fundamental dos anos iniciais em Mutuípe-BA |
metadata.dc.creator: | Santos, Luziane Nery dos |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Ribeiro, Djeisson Silva |
metadata.dc.contributor.referee1: | Andrade, Maria Eurácia Barreto de |
metadata.dc.contributor.referee2: | Barbosa, Irenilson de Jesus |
Référence bibliographique: | SANTOS, Luziane Nery dos. A participação da comunidade escolar na gestão de uma escola pública de ensino fundamental dos anos iniciais em Mutuípe-BA, Amargosa-BA. 2019. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2019. |
metadata.dc.description.resumo: | A presente pesquisa é fruto do trabalho realizado como requisito parcial de Conclusão do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, trata-se de um estudo de caso sobre a participação da comunidade escolar na gestão de uma escola pública de ensino fundamental anos iniciais no município de Mutuípe-BA, identificando os desafios e as possibilidades. A participação da comunidade escolar é assegurada através da perspectiva da gestão democrática que foi legitimado a partir da Constituição Federal de 1988, que traz em seu artigo 206, inciso VI, os princípios sobre os quais o ensino deve ser ministrado, e dentre eles, que o ensino público será ministrado com base na gestão democrática, e pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN/1996). Para fundamentar nosso trabalho recorremos aos estudos realizados por autores, como: Libâneo (2005), Vasconcellos (1956-2002-2004), Gadotti (2005), ente outros. Para realização da pesquisa optou-se pela pesquisa de natureza qualitativa do tipo estudo de caso, com a utilização de entrevista semiestruturada, junto aos sujeitos selecionados para a investigação. Concluiu-se com a pesquisa que os membros da comunidade escolar não estão integrados e a escola encontra inúmeras dificuldade para a implementação de um modelo estratégico e participativo na construção e efetivação da gestão democrática. |
Mots-clés: | Educação - Ensino fundamental Comunidade escolar Gestão escolar Gestão democrática |
Editeur: | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
metadata.dc.publisher.department: | CFP - Centro de Formação de Professores |
Date de publication: | 25-fév-2019 |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::AVALIACAO DE SISTEMAS, INSTITUICOES, PLANOS E PROGRAMAS EDUCACIONAIS |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.date.available: | 2024-08-19T19:09:31Z |
URI/URL: | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3360 |
Collection(s) : | CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC |
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier | Description | Taille | Format | |
---|---|---|---|---|
ParticipaçãoComunidadeEscolar_TCC_2019.pdf | 880,2 kB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir | |
Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.