Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3360
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Santos, Luziane Nery dos | - |
dc.date.accessioned | 2024-08-19T19:09:31Z | - |
dc.date.available | 2024-08-19T19:09:31Z | - |
dc.date.issued | 2019-02-25 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Luziane Nery dos. A participação da comunidade escolar na gestão de uma escola pública de ensino fundamental dos anos iniciais em Mutuípe-BA, Amargosa-BA. 2019. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3360 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação - Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Comunidade escolar | pt_BR |
dc.subject | Gestão escolar | pt_BR |
dc.subject | Gestão democrática | pt_BR |
dc.title | A participação da comunidade escolar na gestão de uma escola pública de ensino fundamental dos anos iniciais em Mutuípe-BA | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | A presente pesquisa é fruto do trabalho realizado como requisito parcial de Conclusão do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, trata-se de um estudo de caso sobre a participação da comunidade escolar na gestão de uma escola pública de ensino fundamental anos iniciais no município de Mutuípe-BA, identificando os desafios e as possibilidades. A participação da comunidade escolar é assegurada através da perspectiva da gestão democrática que foi legitimado a partir da Constituição Federal de 1988, que traz em seu artigo 206, inciso VI, os princípios sobre os quais o ensino deve ser ministrado, e dentre eles, que o ensino público será ministrado com base na gestão democrática, e pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN/1996). Para fundamentar nosso trabalho recorremos aos estudos realizados por autores, como: Libâneo (2005), Vasconcellos (1956-2002-2004), Gadotti (2005), ente outros. Para realização da pesquisa optou-se pela pesquisa de natureza qualitativa do tipo estudo de caso, com a utilização de entrevista semiestruturada, junto aos sujeitos selecionados para a investigação. Concluiu-se com a pesquisa que os membros da comunidade escolar não estão integrados e a escola encontra inúmeras dificuldade para a implementação de um modelo estratégico e participativo na construção e efetivação da gestão democrática. | pt_BR |
dc.degree.level | Licenciatura | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Ribeiro, Djeisson Silva | - |
dc.contributor.referee1 | Andrade, Maria Eurácia Barreto de | - |
dc.contributor.referee2 | Barbosa, Irenilson de Jesus | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | CFP - Centro de Formação de Professores | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::AVALIACAO DE SISTEMAS, INSTITUICOES, PLANOS E PROGRAMAS EDUCACIONAIS | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ões): | CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC |
Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ParticipaçãoComunidadeEscolar_TCC_2019.pdf | 880,2 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.