Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3272
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Grau acadêmico: Licenciatura
Título: Afetividade e aprendizagem: a relação professor-aluno
Autor(es): Soares, Beatriz dos Santos
Orientador(a): Gomes, Sabrina Torres
Coorientador(a): Teixeira, Sirlândia Reis de Oliveira
Membro(a) da banca: Oliveira, Edmila Silva de
Referência: SOARES, Beatriz dos Santos. Afetividade e aprendizagem: a relação professor-aluno, Amargosa-BA. 2021. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2021.
Resumo: A presente pesquisa propõe reflexões acerca da relação professor-aluno, a qual pode gerar influências no processo de ensino e aprendizagem do sujeito. Diante disso, buscou-se analisar qual a importância que os professores da educação infantil atribuem à afetividade no processo de ensino e aprendizagem, além de diferenciar emoção, afeto e sentimento como forma de expressão humana e aprendizagem. Ainda, buscou-se compreender o papel do afeto na relação professor(a)-criança na educação infantil e identificar as possíveis relações entre afetividade e aprendizagem nas práticas docentes com crianças pequenas. Para tanto, é uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo. Foram utilizados alguns autores que defendem que a afetividade é um aspecto importante no processo de ensino e aprendizagem do educando na educação infantil, sendo eles ALMEIDA (1999), GALVÃO (1995), GRATIOTALFANDÉRY. H. (2010), KISHIMOTO (2005), MACHADO (1999), MAHONEY (2005), etc . Através da análise dos resultados, foi possível perceber que a afetividade é uma peça primordial na relação do professor com seu aluno, sendo que a educação pautada no afeto nos oferece a possibilidade de estabelecer uma educação tranquila e prazerosa.
Palavras-chave: Educação de crianças
Professores e alunos
Ensino-aprendizagem
Afeto
Resumo em inglês: This research proposes reflections on the teacher-student relationship, which can influence the teaching and learning process of the subject. Therefore, we sought to analyze the importance that early childhood education teachers attribute to affectivity in the teaching and learning process, in addition to differentiating emotion, affection and feeling as a form of human expression and learning. Furthermore, we sought to understand the role of affection in the teacher-child relationship in early childhood education and to identify possible relationships between affection and learning in teaching practices with young children. Therefore, it is a bibliographical research of a qualitative nature. Some authors who defend that affectivity is an important aspect in the teaching and learning process of the student in early childhood education were used, such as ALMEIDA (1999), GALVÃO (1995), GRATIOTALFANDÉRY. H. (2010), KISHIMOTO (2005), MACHADO (1999), MAHONEY (2005), etc. Through the analysis of the results, it was possible to see that affection is a key part in the relationship of the teacher with his student, and education based on affection offers us the possibility of establishing a peaceful and pleasant education.
Palavras-chave em inglês: Children's education
Teachers and students
Teaching-learning
Affection
Editora / Instituição: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Centro de Ensino: CFP - Centro de Formação de Professores
Data do documento: 29-Set-2021
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEM
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Acesso Disponível em: 2024-07-25T14:09:01Z
URI: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3272
Aparece na(s) coleção(ões):CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC

Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Afetividade_Aprendizagem_TCC_2021.pdf625,14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.