Please use this identifier to cite or link to this item:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2203
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
metadata.dc.degree.level: | Licenciatura |
Title: | Utilização de recursos didáticos no processo de ensino e aprendizagem, nos anos finais do ensino fundamental |
metadata.dc.creator: | Oliveira, Maria Nilzete Conceição de |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Cavalcante, Ana Karina da Silva |
metadata.dc.contributor.referee1: | Aguiar, Cristiane Silva |
metadata.dc.contributor.referee2: | Souza, Girlene Santos de |
metadata.dc.description.resumo: | A motivação em sala de aula é um elemento primordial para o processo de ensino e aprendizagem. Cabe ao professor criar situações que influenciem o aluno no desenvolvimento da motivação deste processo. Esta pesquisa teve como objetivo, empregar recursos didáticos e observar a sua influência na melhoria do processo de ensino e aprendizagem. Usou-se um questionário com treze perguntas relacionado ao conteúdo “Vermes que parasitam o intestino humano”, em duas turma do 7o ano do ensino fundamental do colégio Edvaldo Machado Boaventura em Cabaceiras do Paraguaçu-BA, a fim de avaliar os alunos antes e após a ministração de aulas. Em uma das turmas, utilizou-se vários recursos didáticos e em outra, aula tradicional com uso exclusivo do livro didático, quadro e giz. Os resultados demonstraram que uma aula aliada a recursos didáticos é capaz de despertar mais interesse dos alunos do que aula meramente expositiva. Conclui-se portanto que o aprendizado é mais significativo com o emprego de recursos didáticos diversificados. |
Keywords: | Aprendizado significativo Ciências Aulas diversificadas - Aprendizagem Ensino fundamental |
Abstract: | Motivation in the classroom is an essential element in the process of teaching and learning. The teacher has to create situations that influence student motivation in the development of this process. This research aimed to employ teaching resources and observe its influence on the improvement of teaching and learning. It used a questionnaire with thirteen questions related to the content "worms that parasitize the human intestine," in two class 7th grade level of School Edivaldo Machado Boaventura in Cabaceiras of the Paraguassu-BA in order to evaluate students before and after the ministry of classes. In class, we used various teaching resources and other, traditional classroom with exclusive use of the textbook, blackboard and chalk. The results showed that a class combined with teaching resources is able to arouse more interest from students than a classroom merely expository. It is therefore concluded that learning is more significant with the use of diverse teaching resources. |
metadata.dc.subject.en: | Significant learning Science Diversified classes - Learning Elementary education |
Publisher: | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
metadata.dc.publisher.department: | CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas |
Issue Date: | 20-May-2013 |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.date.available: | 2023-04-13T20:29:50Z |
URI: | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2203 |
Appears in Collections: | CCAAB - Licenciatura em Ciências da Natureza (PARFOR) - TCC |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Utilizacao_Recursos_Didaticos_TCC_2013.pdf | 394,89 kB | Adobe PDF | View/Open | |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.