Caboclo - Repositório Institucional UFRB CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas CCAAB - Cursos de Graduação CCAAB - Licenciatura em Ciências da Natureza (PARFOR) - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2203
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Maria Nilzete Conceição de-
dc.date.accessioned2023-04-13T20:29:50Z-
dc.date.available2023-04-13T20:29:50Z-
dc.date.issued2013-05-20-
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2203-
dc.description.abstractMotivation in the classroom is an essential element in the process of teaching and learning. The teacher has to create situations that influence student motivation in the development of this process. This research aimed to employ teaching resources and observe its influence on the improvement of teaching and learning. It used a questionnaire with thirteen questions related to the content "worms that parasitize the human intestine," in two class 7th grade level of School Edivaldo Machado Boaventura in Cabaceiras of the Paraguassu-BA in order to evaluate students before and after the ministry of classes. In class, we used various teaching resources and other, traditional classroom with exclusive use of the textbook, blackboard and chalk. The results showed that a class combined with teaching resources is able to arouse more interest from students than a classroom merely expository. It is therefore concluded that learning is more significant with the use of diverse teaching resources.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAprendizado significativopt_BR
dc.subjectCiênciaspt_BR
dc.subjectAulas diversificadas - Aprendizagempt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.titleUtilização de recursos didáticos no processo de ensino e aprendizagem, nos anos finais do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoA motivação em sala de aula é um elemento primordial para o processo de ensino e aprendizagem. Cabe ao professor criar situações que influenciem o aluno no desenvolvimento da motivação deste processo. Esta pesquisa teve como objetivo, empregar recursos didáticos e observar a sua influência na melhoria do processo de ensino e aprendizagem. Usou-se um questionário com treze perguntas relacionado ao conteúdo “Vermes que parasitam o intestino humano”, em duas turma do 7o ano do ensino fundamental do colégio Edvaldo Machado Boaventura em Cabaceiras do Paraguaçu-BA, a fim de avaliar os alunos antes e após a ministração de aulas. Em uma das turmas, utilizou-se vários recursos didáticos e em outra, aula tradicional com uso exclusivo do livro didático, quadro e giz. Os resultados demonstraram que uma aula aliada a recursos didáticos é capaz de despertar mais interesse dos alunos do que aula meramente expositiva. Conclui-se portanto que o aprendizado é mais significativo com o emprego de recursos didáticos diversificados.pt_BR
dc.degree.levelLicenciaturapt_BR
dc.contributor.advisor1Cavalcante, Ana Karina da Silva-
dc.contributor.referee1Aguiar, Cristiane Silva-
dc.contributor.referee2Souza, Girlene Santos de-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicaspt_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.subject.enSignificant learningpt_BR
dc.subject.enSciencept_BR
dc.subject.enDiversified classes - Learningpt_BR
dc.subject.enElementary educationpt_BR
Aparece na(s) coleção(ões):CCAAB - Licenciatura em Ciências da Natureza (PARFOR) - TCC

Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Utilizacao_Recursos_Didaticos_TCC_2013.pdf394,89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.