Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document :
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4354
Type de document: | Trabalho de Conclusão de Curso |
metadata.dc.degree.level: | Licenciatura |
Titre: | Os sujeitos da EJA e suas expectativas em sala de aula: um estudo sobre as narrativas dos estudantes de Amargosa-Bahia |
metadata.dc.creator: | Jesus, Lalesca Stefani Almeida de |
Conseiller(ère): | Andrade, Maria Eurácia Barreto de |
Résumé: | Este trabalho aborda a temática da Educação de Jovens e Adultos (EJA), com foco nas expectativas dos estudantes em sala de aula. O objetivo principal é compreender o perfil dos sujeitos da EJA no contexto da educação brasileira atual, analisando suas trajetórias e expectativas na cidade de Amargosa-BA. A fundamentação teórica baseia-se, entre outros, nos estudos de Arroyo (2005; 2006; 2009 e 2011), Haddad (2000 e 2009) e Freire (1987 e 2006). A pesquisa segue uma abordagem qualitativa, com dados obtidos por meio de entrevistas realizadas com estudantes da Escola Municipal Almeida Sampaio, vinculados ao Centro Municipal de Educação de Jovens e Adultos (CMEJA). O estudo permitiu identificar os múltiplos desafios enfrentados por esses sujeitos, bem como os significados que atribuem à experiência educativa. Suas histórias revelam um percurso marcado por exclusão escolar precoce, dificuldades socioeconômicas e responsabilidades familiares, mas também, por resiliência, sonhos e a busca por novas oportunidades. Para os sujeitos da EJA, a escola não é apenas um espaço de aprendizado formal, mas também um local onde suas vidas encontram novos significados. Os resultados destacam que a EJA representa um espaço de esperança e transformação, onde os estudantes podem retomar sonhos interrompidos e construir novas possibilidades, reforçando o papel da escola noturna como um lugar de encontro, empoderamento e mudança social. |
Mots-clés: | Educação - Jovem e adulto Estudante - Trajetória Exclusão escolar |
Editeur: | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
Département d'enseignement: | CFP - Centro de Formação de Professores |
Date de publication: | 16-déc-2024 |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Type d'accès: | Acesso Aberto |
Accès disponible à : | 2025-04-09 |
URI/URL: | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4354 |
Collection(s) : | CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC |
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier | Description | Taille | Format | |
---|---|---|---|---|
Sujeitos_Eja_Expectativas_TCC_2024.pdf | 392,7 kB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir | |
Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.