Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4354
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
metadata.dc.degree.level: | Licenciatura |
Título : | Os sujeitos da EJA e suas expectativas em sala de aula: um estudo sobre as narrativas dos estudantes de Amargosa-Bahia |
metadata.dc.creator: | Jesus, Lalesca Stefani Almeida de |
Asesor(a): | Andrade, Maria Eurácia Barreto de |
Resumen: | Este trabalho aborda a temática da Educação de Jovens e Adultos (EJA), com foco nas expectativas dos estudantes em sala de aula. O objetivo principal é compreender o perfil dos sujeitos da EJA no contexto da educação brasileira atual, analisando suas trajetórias e expectativas na cidade de Amargosa-BA. A fundamentação teórica baseia-se, entre outros, nos estudos de Arroyo (2005; 2006; 2009 e 2011), Haddad (2000 e 2009) e Freire (1987 e 2006). A pesquisa segue uma abordagem qualitativa, com dados obtidos por meio de entrevistas realizadas com estudantes da Escola Municipal Almeida Sampaio, vinculados ao Centro Municipal de Educação de Jovens e Adultos (CMEJA). O estudo permitiu identificar os múltiplos desafios enfrentados por esses sujeitos, bem como os significados que atribuem à experiência educativa. Suas histórias revelam um percurso marcado por exclusão escolar precoce, dificuldades socioeconômicas e responsabilidades familiares, mas também, por resiliência, sonhos e a busca por novas oportunidades. Para os sujeitos da EJA, a escola não é apenas um espaço de aprendizado formal, mas também um local onde suas vidas encontram novos significados. Os resultados destacam que a EJA representa um espaço de esperança e transformação, onde os estudantes podem retomar sonhos interrompidos e construir novas possibilidades, reforçando o papel da escola noturna como um lugar de encontro, empoderamento e mudança social. |
Palabras clave : | Educação - Jovem e adulto Estudante - Trajetória Exclusão escolar |
Editorial : | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
Centro de Enseñanza: | CFP - Centro de Formação de Professores |
Fecha de publicación : | 16-dic-2024 |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Acceso disponible en: | 2025-04-09 |
URI : | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4354 |
Aparece en las colecciones: | CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Sujeitos_Eja_Expectativas_TCC_2024.pdf | 392,7 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.