Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4354
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Grau acadêmico: Licenciatura
Título: Os sujeitos da EJA e suas expectativas em sala de aula: um estudo sobre as narrativas dos estudantes de Amargosa-Bahia
Autor(es): Jesus, Lalesca Stefani Almeida de
Orientador(a): Andrade, Maria Eurácia Barreto de
Resumo: Este trabalho aborda a temática da Educação de Jovens e Adultos (EJA), com foco nas expectativas dos estudantes em sala de aula. O objetivo principal é compreender o perfil dos sujeitos da EJA no contexto da educação brasileira atual, analisando suas trajetórias e expectativas na cidade de Amargosa-BA. A fundamentação teórica baseia-se, entre outros, nos estudos de Arroyo (2005; 2006; 2009 e 2011), Haddad (2000 e 2009) e Freire (1987 e 2006). A pesquisa segue uma abordagem qualitativa, com dados obtidos por meio de entrevistas realizadas com estudantes da Escola Municipal Almeida Sampaio, vinculados ao Centro Municipal de Educação de Jovens e Adultos (CMEJA). O estudo permitiu identificar os múltiplos desafios enfrentados por esses sujeitos, bem como os significados que atribuem à experiência educativa. Suas histórias revelam um percurso marcado por exclusão escolar precoce, dificuldades socioeconômicas e responsabilidades familiares, mas também, por resiliência, sonhos e a busca por novas oportunidades. Para os sujeitos da EJA, a escola não é apenas um espaço de aprendizado formal, mas também um local onde suas vidas encontram novos significados. Os resultados destacam que a EJA representa um espaço de esperança e transformação, onde os estudantes podem retomar sonhos interrompidos e construir novas possibilidades, reforçando o papel da escola noturna como um lugar de encontro, empoderamento e mudança social.
Palavras-chave: Educação - Jovem e adulto
Estudante - Trajetória
Exclusão escolar
Editora / Instituição: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Centro de Ensino: CFP - Centro de Formação de Professores
Data do documento: 16-Dez-2024
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Acesso Disponível em: 2025-04-09
URI: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4354
Aparece na(s) coleção(ões):CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC

Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Sujeitos_Eja_Expectativas_TCC_2024.pdf392,7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.