Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4323
Type de document: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Licenciatura
Titre: O Processo de alfabetização e os desafios enfrentados pelos professores
metadata.dc.creator: Livramento, Ivana Karoline Santana
Conseiller(ère): Andrade, Euracia Barreto de
Résumé: O presente trabalho intitulado o processo de alfabetização e os desafios enfrentados pelos professores é resultado de uma pesquisa que tem como objetivo geral compreender os desafios enfrentados pelas professoras alfabetizadoras no processo de ensino da leitura e da escrita das crianças do ciclo de alfabetização e, especificamente, compreender a alfabetização a partir das reflexões conceituais de pesquisadores da área; identificar os desafios enfrentados no processo de alfabetização de crianças, por meio de diferentes estudos mobilizados; bem como, compreender os desafios enfrentados no processo de ensino da leitura e da escrita pelos professores alfabetizadores pesquisados. Encontra-se fundamentada em autores, como: Ferreiro; Teberosky (1999); Magda Soares (2003), Maria do Rosário Morttati (2006) dentre outros que contribuíram para melhor compreender a temática em pauta. A abordagem metodológica está alicerçada na pesquisa qualitativa com foco na pesquisa de campo e teve com procedimento de produção dos dados a entrevista semiestruturada. Esta foi conduzida utilizando um roteiro com perguntas previamente elaboradas, envolvendo três professoras alfabetizadoras. Esse formato permitiu a coleta de informações valiosas que contribuíram para a materialização da pesquisa e para a resposta aos objetivos estabelecidos. Diante de todo o processo investigativo realizado, os resultados indicam que são diversos os obstáculos enfrentados no cotidiano dos docentes, incluindo a falta de concentração e o desinteresse dos estudantes. No entanto, o principal desafio destacado foi a falta de comprometimento da família com a educação dos filhos. Conforme apontado nas narrativas, muitos pais não conseguem acompanhar ou criar condições em seu cotidiano que possibilitem que as crianças realizem as atividades solicitadas. Conclui-se que, para melhorar a alfabetização, é essencial promover uma maior interação entre escola e família. Essa ação não apenas fortalecerá o vínculo entre os envolvidos no processo educativo, mas também contribuirão para a criação de um ambiente de aprendizado mais inclusivo e motivador, favorecendo o desenvolvimento integral das crianças.
Mots-clés: Educação infantil
Alfabetização
Prática pedagógica
Editeur: UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA
Département d'enseignement: CFP - Centro de Formação de Professores
Date de publication: 19-déc-2024
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Type d'accès: Acesso Aberto
Accès disponible à: 2025-04-02
URI/URL: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4323
Collection(s) :CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC

Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
Processo_Alfabetizacao_Desafios_TCC_2024.pdf819,08 kBAdobe PDFVoir/Ouvrir


Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.