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http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4323
Type de document: | Trabalho de Conclusão de Curso |
metadata.dc.degree.level: | Licenciatura |
Titre: | O Processo de alfabetização e os desafios enfrentados pelos professores |
metadata.dc.creator: | Livramento, Ivana Karoline Santana |
Conseiller(ère): | Andrade, Euracia Barreto de |
Résumé: | O presente trabalho intitulado o processo de alfabetização e os desafios enfrentados pelos professores é resultado de uma pesquisa que tem como objetivo geral compreender os desafios enfrentados pelas professoras alfabetizadoras no processo de ensino da leitura e da escrita das crianças do ciclo de alfabetização e, especificamente, compreender a alfabetização a partir das reflexões conceituais de pesquisadores da área; identificar os desafios enfrentados no processo de alfabetização de crianças, por meio de diferentes estudos mobilizados; bem como, compreender os desafios enfrentados no processo de ensino da leitura e da escrita pelos professores alfabetizadores pesquisados. Encontra-se fundamentada em autores, como: Ferreiro; Teberosky (1999); Magda Soares (2003), Maria do Rosário Morttati (2006) dentre outros que contribuíram para melhor compreender a temática em pauta. A abordagem metodológica está alicerçada na pesquisa qualitativa com foco na pesquisa de campo e teve com procedimento de produção dos dados a entrevista semiestruturada. Esta foi conduzida utilizando um roteiro com perguntas previamente elaboradas, envolvendo três professoras alfabetizadoras. Esse formato permitiu a coleta de informações valiosas que contribuíram para a materialização da pesquisa e para a resposta aos objetivos estabelecidos. Diante de todo o processo investigativo realizado, os resultados indicam que são diversos os obstáculos enfrentados no cotidiano dos docentes, incluindo a falta de concentração e o desinteresse dos estudantes. No entanto, o principal desafio destacado foi a falta de comprometimento da família com a educação dos filhos. Conforme apontado nas narrativas, muitos pais não conseguem acompanhar ou criar condições em seu cotidiano que possibilitem que as crianças realizem as atividades solicitadas. Conclui-se que, para melhorar a alfabetização, é essencial promover uma maior interação entre escola e família. Essa ação não apenas fortalecerá o vínculo entre os envolvidos no processo educativo, mas também contribuirão para a criação de um ambiente de aprendizado mais inclusivo e motivador, favorecendo o desenvolvimento integral das crianças. |
Mots-clés: | Educação infantil Alfabetização Prática pedagógica |
Editeur: | UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA |
Département d'enseignement: | CFP - Centro de Formação de Professores |
Date de publication: | 19-déc-2024 |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Type d'accès: | Acesso Aberto |
Accès disponible à : | 2025-04-02 |
URI/URL: | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4323 |
Collection(s) : | CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC |
Fichier(s) constituant ce document :
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Processo_Alfabetizacao_Desafios_TCC_2024.pdf | 819,08 kB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir | |
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