Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4323
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Livramento, Ivana Karoline Santana | - |
dc.date.accessioned | 2025-04-02T23:18:06Z | - |
dc.date.available | 2025-04-02 | - |
dc.date.issued | 2024-12-19 | - |
dc.identifier.uri | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4323 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Prática pedagógica | pt_BR |
dc.title | O Processo de alfabetização e os desafios enfrentados pelos professores | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho intitulado o processo de alfabetização e os desafios enfrentados pelos professores é resultado de uma pesquisa que tem como objetivo geral compreender os desafios enfrentados pelas professoras alfabetizadoras no processo de ensino da leitura e da escrita das crianças do ciclo de alfabetização e, especificamente, compreender a alfabetização a partir das reflexões conceituais de pesquisadores da área; identificar os desafios enfrentados no processo de alfabetização de crianças, por meio de diferentes estudos mobilizados; bem como, compreender os desafios enfrentados no processo de ensino da leitura e da escrita pelos professores alfabetizadores pesquisados. Encontra-se fundamentada em autores, como: Ferreiro; Teberosky (1999); Magda Soares (2003), Maria do Rosário Morttati (2006) dentre outros que contribuíram para melhor compreender a temática em pauta. A abordagem metodológica está alicerçada na pesquisa qualitativa com foco na pesquisa de campo e teve com procedimento de produção dos dados a entrevista semiestruturada. Esta foi conduzida utilizando um roteiro com perguntas previamente elaboradas, envolvendo três professoras alfabetizadoras. Esse formato permitiu a coleta de informações valiosas que contribuíram para a materialização da pesquisa e para a resposta aos objetivos estabelecidos. Diante de todo o processo investigativo realizado, os resultados indicam que são diversos os obstáculos enfrentados no cotidiano dos docentes, incluindo a falta de concentração e o desinteresse dos estudantes. No entanto, o principal desafio destacado foi a falta de comprometimento da família com a educação dos filhos. Conforme apontado nas narrativas, muitos pais não conseguem acompanhar ou criar condições em seu cotidiano que possibilitem que as crianças realizem as atividades solicitadas. Conclui-se que, para melhorar a alfabetização, é essencial promover uma maior interação entre escola e família. Essa ação não apenas fortalecerá o vínculo entre os envolvidos no processo educativo, mas também contribuirão para a criação de um ambiente de aprendizado mais inclusivo e motivador, favorecendo o desenvolvimento integral das crianças. | pt_BR |
dc.degree.level | Licenciatura | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Andrade, Euracia Barreto de | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | CFP - Centro de Formação de Professores | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ões): | CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC |
Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Processo_Alfabetizacao_Desafios_TCC_2024.pdf | 819,08 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.