Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4323
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLivramento, Ivana Karoline Santana-
dc.date.accessioned2025-04-02T23:18:06Z-
dc.date.available2025-04-02-
dc.date.issued2024-12-19-
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4323-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIApt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.titleO Processo de alfabetização e os desafios enfrentados pelos professorespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho intitulado o processo de alfabetização e os desafios enfrentados pelos professores é resultado de uma pesquisa que tem como objetivo geral compreender os desafios enfrentados pelas professoras alfabetizadoras no processo de ensino da leitura e da escrita das crianças do ciclo de alfabetização e, especificamente, compreender a alfabetização a partir das reflexões conceituais de pesquisadores da área; identificar os desafios enfrentados no processo de alfabetização de crianças, por meio de diferentes estudos mobilizados; bem como, compreender os desafios enfrentados no processo de ensino da leitura e da escrita pelos professores alfabetizadores pesquisados. Encontra-se fundamentada em autores, como: Ferreiro; Teberosky (1999); Magda Soares (2003), Maria do Rosário Morttati (2006) dentre outros que contribuíram para melhor compreender a temática em pauta. A abordagem metodológica está alicerçada na pesquisa qualitativa com foco na pesquisa de campo e teve com procedimento de produção dos dados a entrevista semiestruturada. Esta foi conduzida utilizando um roteiro com perguntas previamente elaboradas, envolvendo três professoras alfabetizadoras. Esse formato permitiu a coleta de informações valiosas que contribuíram para a materialização da pesquisa e para a resposta aos objetivos estabelecidos. Diante de todo o processo investigativo realizado, os resultados indicam que são diversos os obstáculos enfrentados no cotidiano dos docentes, incluindo a falta de concentração e o desinteresse dos estudantes. No entanto, o principal desafio destacado foi a falta de comprometimento da família com a educação dos filhos. Conforme apontado nas narrativas, muitos pais não conseguem acompanhar ou criar condições em seu cotidiano que possibilitem que as crianças realizem as atividades solicitadas. Conclui-se que, para melhorar a alfabetização, é essencial promover uma maior interação entre escola e família. Essa ação não apenas fortalecerá o vínculo entre os envolvidos no processo educativo, mas também contribuirão para a criação de um ambiente de aprendizado mais inclusivo e motivador, favorecendo o desenvolvimento integral das crianças.pt_BR
dc.degree.levelLicenciaturapt_BR
dc.contributor.advisor1Andrade, Euracia Barreto de-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCFP - Centro de Formação de Professorespt_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
Aparece na(s) coleção(ões):CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC

Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Processo_Alfabetizacao_Desafios_TCC_2024.pdf819,08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.