Caboclo - Repositório Institucional UFRB CETENS - Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade PPGECID - Programa de Pós-Graduação em Educação Científica, Inclusão e Diversidade CETENS - PPGECID - Produto Educacional
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4311
Tipo de documento: Produto Educacional
Título : Guia de orientações para a inclusão de estudantes cegos em classes regulares
metadata.dc.creator: Barbosa, Tiago Alves
Resumen: Este produto educacional é fruto da pesquisa e dissertação intitulada “Percursos formativos de estudantes cegos em escolas de educação básica”. E objetiva contribuir com a disseminação de conhecimentos acerca da inclusão escolar de estudantes cegos, e desta maneira apresenta algumas orientações que visam subsidiar a inclusão destes estudantes em classes comuns da educação básica. Tais orientações estão assentadas no pressuposto inclusivo de que a escola é um espaço para todos, e nela as relações sociais são construídas e contribuem portanto para o processo de aprendizagem de todos os estudantes, de acordo com as suas potencialidades. Assim, este guia está organizado em seis seções, onde a primeira apresenta as principais leis e políticas públicas que asseguram a inclusão escolar; a segunda traz uma breve descrição acerca da deficiência visual/cegueira e suas implicações no processo de escolarização dessas crianças; a terceira seção apresenta alguns conceitos relevantes acerca da inclusão escolar; a quarta seção apresenta algumas orientações acerca de recursos que favorecem a inclusão dos alunos cegos; a quinta seção apresenta algumas orientações gerais acerca de atitudes e práticas que favorecem a inclusão desses alunos, e por fim, na última seção apresentamos breves considerações acerca da nossa expectativa em relação ao uso deste guia. Assim, consideramos que as informações ora apresentadas, podem contribuir para o conhecimento das potencialidades dos estudantes cegos, bem como, para a criação e implementação de estratégias inclusivas. Por fim, ressaltamos que as orientações apresentadas são gerais, deste modo, devem ser consideradas as especificidades de cada sujeito, uma vez que essas orientações não se constituem receitas, uma vez que, a dinâmica das relações nos diferentes espaços sociais apresenta situações diferenciadas que precisam ser analisadas a partir da circunstância e dos indivíduos nela envolvidos.
Palabras clave : Orientações
Inclusão
Educação Básica
Estudantes cegos
Editorial : Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Centro de Enseñanza: CETENS - Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade
Programa de posgrado: Programa de Pós-Graduação em Educação Científica, Inclusão e Diversidade
Fecha de publicación : nov-2021
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Descripción : Produto oriundo do trabalho de Dissertação: “Percursos formativos de estudantes cegos em escolas de educação básica”, apresentado ao Programa de Pós-Graduação em Educação Científica, Inclusão e Diversidade da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, 2021, disponível em https://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3523.
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Acceso disponible en: 2025-03-20T13:20:45Z
URI : http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4311
Aparece en las colecciones: CETENS - PPGECID - Produto Educacional

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Guia_Orientacoes_Inclusao_Produto_2021.pdf512,27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.