Please use this identifier to cite or link to this item:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4311
metadata.dc.type: | Produto Educacional |
Title: | Guia de orientações para a inclusão de estudantes cegos em classes regulares |
metadata.dc.creator: | Barbosa, Tiago Alves |
metadata.dc.description.resumo: | Este produto educacional é fruto da pesquisa e dissertação intitulada “Percursos formativos de estudantes cegos em escolas de educação básica”. E objetiva contribuir com a disseminação de conhecimentos acerca da inclusão escolar de estudantes cegos, e desta maneira apresenta algumas orientações que visam subsidiar a inclusão destes estudantes em classes comuns da educação básica. Tais orientações estão assentadas no pressuposto inclusivo de que a escola é um espaço para todos, e nela as relações sociais são construídas e contribuem portanto para o processo de aprendizagem de todos os estudantes, de acordo com as suas potencialidades. Assim, este guia está organizado em seis seções, onde a primeira apresenta as principais leis e políticas públicas que asseguram a inclusão escolar; a segunda traz uma breve descrição acerca da deficiência visual/cegueira e suas implicações no processo de escolarização dessas crianças; a terceira seção apresenta alguns conceitos relevantes acerca da inclusão escolar; a quarta seção apresenta algumas orientações acerca de recursos que favorecem a inclusão dos alunos cegos; a quinta seção apresenta algumas orientações gerais acerca de atitudes e práticas que favorecem a inclusão desses alunos, e por fim, na última seção apresentamos breves considerações acerca da nossa expectativa em relação ao uso deste guia. Assim, consideramos que as informações ora apresentadas, podem contribuir para o conhecimento das potencialidades dos estudantes cegos, bem como, para a criação e implementação de estratégias inclusivas. Por fim, ressaltamos que as orientações apresentadas são gerais, deste modo, devem ser consideradas as especificidades de cada sujeito, uma vez que essas orientações não se constituem receitas, uma vez que, a dinâmica das relações nos diferentes espaços sociais apresenta situações diferenciadas que precisam ser analisadas a partir da circunstância e dos indivíduos nela envolvidos. |
Keywords: | Orientações Inclusão Educação Básica Estudantes cegos |
Publisher: | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
metadata.dc.publisher.department: | CETENS - Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação Científica, Inclusão e Diversidade |
Issue Date: | Nov-2021 |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Description: | Produto oriundo do trabalho de Dissertação: “Percursos formativos de estudantes cegos em escolas de educação básica”, apresentado ao Programa de Pós-Graduação em Educação Científica, Inclusão e Diversidade da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, 2021, disponível em https://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3523. |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.date.available: | 2025-03-20T13:20:45Z |
URI: | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4311 |
Appears in Collections: | CETENS - PPGECID - Produto Educacional |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Guia_Orientacoes_Inclusao_Produto_2021.pdf | 512,27 kB | Adobe PDF | View/Open | |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.