Caboclo - Repositório Institucional UFRB CETENS - Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade PPGECID - Programa de Pós-Graduação em Educação Científica, Inclusão e Diversidade CETENS - PPGECID - Produto Educacional
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4308
Tipo de documento: Produto Educacional
Título : Investigação matemática é massa
metadata.dc.creator: Almeida, Diego Góes
Resumen: Como Produto Educacional resultante da trajetória vivenciada no Mestrado Profissional em Educação Científica, Inclusão e Diversidade, agenciamos um canal na plataforma virtual YouTube1 intitulado: Investigação Matemática é Massa. Esse canal tem como objetivo socializar vídeos descritivos, utilizando recursos mobilizados pelas tecnologias digitais, que possam ser associados no ensino de Matemática na Educação Básica ou Superior, performando continuidade em aulas presenciais ou remotas. O objetivo do canal não é criar uma receita prescritiva de como utilizar determinadas ferramentas e recursos das tecnologias digitais nas aulas de Matemática, mas redefinir possibilidades de inserção de alguns jogos digitais, aplicativos, softwares, ferramentas do google, dentre outros, visando tencionar uma relação entre humanos e não humanos na ampliação da rede sociotécnica no ensino da Matemática. Inspirados em Rizzatti et al. (2020), propomos que os professores e professoras reusem as propostas apresentadas no canal, revisem, modifiquem, remixem, redistribuam e retenham de forma crítica as sugestões apresentadas, adaptando-as às necessidades de suas diferentes turmas de estudantes, levando em consideração as diferentes culturas. Como forma de validação do produto, almejamos dar continuidade no fluxo da rede sociotécnica que vem sendo performada, promovendo ações voltadas para a formação continuada de professores que ensinam matemática agenciando cursos virtuais e lives, bem como, oferecer curso de formação em jornadas pedagógicas para secretarias municipais de educação.
Palabras clave : Tecnologias digitais
Matemática
Educação básica
Editorial : Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Centro de Enseñanza: CETENS - Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade
Programa de posgrado: Programa de Pós-Graduação em Educação Científica, Inclusão e Diversidade
Fecha de publicación : 31-oct-2022
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Descripción : Produto oriundo do trabalho de Dissertação: “A formação-continuada de professores que ensinam matemática associada às tecnologias digitais: inscrições, agenciamentos e mediações em tempos de pandemia”, apresentado ao Programa de Pós-Graduação em Educação Científica, Inclusão e Diversidade da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, 2022, disponível em https://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3528.
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Acceso disponible en: 2025-03-20T13:17:06Z
URI : http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4308
Aparece en las colecciones: CETENS - PPGECID - Produto Educacional

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Investigacao_Matematica_Massa_Produto_2022.pdf458,49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.