Caboclo - Repositório Institucional UFRB CETENS - Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade PPGECID - Programa de Pós-Graduação em Educação Científica, Inclusão e Diversidade CETENS - PPGECID - Produto Educacional
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4308
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAlmeida, Diego Góes-
dc.date.accessioned2025-03-20T13:17:06Z-
dc.date.available2025-03-20T13:17:06Z-
dc.date.issued2022-10-31-
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4308-
dc.descriptionProduto oriundo do trabalho de Dissertação: “A formação-continuada de professores que ensinam matemática associada às tecnologias digitais: inscrições, agenciamentos e mediações em tempos de pandemia”, apresentado ao Programa de Pós-Graduação em Educação Científica, Inclusão e Diversidade da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, 2022, disponível em https://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3528.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTecnologias digitaispt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.titleInvestigação matemática é massapt_BR
dc.typeProduto Educacionalpt_BR
dc.description.resumoComo Produto Educacional resultante da trajetória vivenciada no Mestrado Profissional em Educação Científica, Inclusão e Diversidade, agenciamos um canal na plataforma virtual YouTube1 intitulado: Investigação Matemática é Massa. Esse canal tem como objetivo socializar vídeos descritivos, utilizando recursos mobilizados pelas tecnologias digitais, que possam ser associados no ensino de Matemática na Educação Básica ou Superior, performando continuidade em aulas presenciais ou remotas. O objetivo do canal não é criar uma receita prescritiva de como utilizar determinadas ferramentas e recursos das tecnologias digitais nas aulas de Matemática, mas redefinir possibilidades de inserção de alguns jogos digitais, aplicativos, softwares, ferramentas do google, dentre outros, visando tencionar uma relação entre humanos e não humanos na ampliação da rede sociotécnica no ensino da Matemática. Inspirados em Rizzatti et al. (2020), propomos que os professores e professoras reusem as propostas apresentadas no canal, revisem, modifiquem, remixem, redistribuam e retenham de forma crítica as sugestões apresentadas, adaptando-as às necessidades de suas diferentes turmas de estudantes, levando em consideração as diferentes culturas. Como forma de validação do produto, almejamos dar continuidade no fluxo da rede sociotécnica que vem sendo performada, promovendo ações voltadas para a formação continuada de professores que ensinam matemática agenciando cursos virtuais e lives, bem como, oferecer curso de formação em jornadas pedagógicas para secretarias municipais de educação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCETENS - Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidadept_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Científica, Inclusão e Diversidadept_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece na(s) coleção(ões):CETENS - PPGECID - Produto Educacional

Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Investigacao_Matematica_Massa_Produto_2022.pdf458,49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.