Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4307
Tipo de documento: | Produto Educacional |
Título : | Como usar a comunicação alternativa/aumentativa na escola? |
metadata.dc.creator: | Livramento, Marycelma dos Santos Campos |
Resumen: | Considerando a importância da comunicação alternativa/aumentativa-CAA para o estudante com Transtorno do Espectro do Autismo-TEA e a necessidade de acesso a ela por esses estudantes, este documento orientador pretende auxiliar ao professor na implementação do uso dos recursos de CAA, no que se refere a avaliação e seleção dos recursos mais recomendado para cada estudante com TEA, e apresentação de orientações para uso efetivo no ambiente escolar. Consideramos importante ressaltar a necessidade de propor o uso de CAA com a articulação e colaboração dos professores de apoio, professores do Atendimento Educacional Especializado – AEE, professores da sala regular, coordenadores pedagógicos e familiares. Esse material foi organizado a partir dos resultados encontrados na pesquisa intitulada “A Comunicação Alternativa/Aumentativa para a Interação de Estudantes com Transtorno do Espectro do Autismo na Escola”, na qual foi possível compreender o uso da CAA e suas contribuições na escola de acordo a entrevista semiestruturada com as professoras do AEE participantes da pesquisa e dos estudos teóricos.Dessa forma espera-se que este documento orientador possa servir de suporte para a implementação e uso da CAA para o estudante com TEA nas escolas, e ainda seja um incentivo para a ampliação desses recursos em outras instituições sociais das quais esses estudantes participem. |
Palabras clave : | Comunicação Alternativa/Aumentativa Transtorno do Espectro do Autismo Escola inclusiva |
Editorial : | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
Centro de Enseñanza: | CETENS - Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade |
Programa de posgrado: | Programa de Pós-Graduação em Educação Científica, Inclusão e Diversidade |
Fecha de publicación : | 8-jul-2022 |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Descripción : | Produto oriundo do trabalho de Dissertação: “A comunicação alternativa/aumentativa para a interação de estudantes com transtorno do espectro do autismo na escola”, apresentado ao Programa de Pós-Graduação em Educação Científica, Inclusão e Diversidade da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, 2022, disponível em https://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3533. |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Acceso disponible en: | 2025-03-20T13:13:54Z |
URI : | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4307 |
Aparece en las colecciones: | CETENS - PPGECID - Produto Educacional |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Comunicacao_Alternativa_Aumentativa_Produto_2022.pdf | 633,28 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.