Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4307
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Livramento, Marycelma dos Santos Campos | - |
dc.date.accessioned | 2025-03-20T13:13:54Z | - |
dc.date.available | 2025-03-20T13:13:54Z | - |
dc.date.issued | 2022-07-08 | - |
dc.identifier.uri | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4307 | - |
dc.description | Produto oriundo do trabalho de Dissertação: “A comunicação alternativa/aumentativa para a interação de estudantes com transtorno do espectro do autismo na escola”, apresentado ao Programa de Pós-Graduação em Educação Científica, Inclusão e Diversidade da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, 2022, disponível em https://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3533. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Comunicação Alternativa/Aumentativa | pt_BR |
dc.subject | Transtorno do Espectro do Autismo | pt_BR |
dc.subject | Escola inclusiva | pt_BR |
dc.title | Como usar a comunicação alternativa/aumentativa na escola? | pt_BR |
dc.type | Produto Educacional | pt_BR |
dc.description.resumo | Considerando a importância da comunicação alternativa/aumentativa-CAA para o estudante com Transtorno do Espectro do Autismo-TEA e a necessidade de acesso a ela por esses estudantes, este documento orientador pretende auxiliar ao professor na implementação do uso dos recursos de CAA, no que se refere a avaliação e seleção dos recursos mais recomendado para cada estudante com TEA, e apresentação de orientações para uso efetivo no ambiente escolar. Consideramos importante ressaltar a necessidade de propor o uso de CAA com a articulação e colaboração dos professores de apoio, professores do Atendimento Educacional Especializado – AEE, professores da sala regular, coordenadores pedagógicos e familiares. Esse material foi organizado a partir dos resultados encontrados na pesquisa intitulada “A Comunicação Alternativa/Aumentativa para a Interação de Estudantes com Transtorno do Espectro do Autismo na Escola”, na qual foi possível compreender o uso da CAA e suas contribuições na escola de acordo a entrevista semiestruturada com as professoras do AEE participantes da pesquisa e dos estudos teóricos.Dessa forma espera-se que este documento orientador possa servir de suporte para a implementação e uso da CAA para o estudante com TEA nas escolas, e ainda seja um incentivo para a ampliação desses recursos em outras instituições sociais das quais esses estudantes participem. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | CETENS - Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação Científica, Inclusão e Diversidade | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | CETENS - PPGECID - Produto Educacional |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Comunicacao_Alternativa_Aumentativa_Produto_2022.pdf | 633,28 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.