Caboclo - Repositório Institucional UFRB CETENS - Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade PPGECID - Programa de Pós-Graduação em Educação Científica, Inclusão e Diversidade CETENS - PPGECID - Produto Educacional
Please use this identifier to cite or link to this item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4307
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorLivramento, Marycelma dos Santos Campos-
dc.date.accessioned2025-03-20T13:13:54Z-
dc.date.available2025-03-20T13:13:54Z-
dc.date.issued2022-07-08-
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4307-
dc.descriptionProduto oriundo do trabalho de Dissertação: “A comunicação alternativa/aumentativa para a interação de estudantes com transtorno do espectro do autismo na escola”, apresentado ao Programa de Pós-Graduação em Educação Científica, Inclusão e Diversidade da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, 2022, disponível em https://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3533.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectComunicação Alternativa/Aumentativapt_BR
dc.subjectTranstorno do Espectro do Autismopt_BR
dc.subjectEscola inclusivapt_BR
dc.titleComo usar a comunicação alternativa/aumentativa na escola?pt_BR
dc.typeProduto Educacionalpt_BR
dc.description.resumoConsiderando a importância da comunicação alternativa/aumentativa-CAA para o estudante com Transtorno do Espectro do Autismo-TEA e a necessidade de acesso a ela por esses estudantes, este documento orientador pretende auxiliar ao professor na implementação do uso dos recursos de CAA, no que se refere a avaliação e seleção dos recursos mais recomendado para cada estudante com TEA, e apresentação de orientações para uso efetivo no ambiente escolar. Consideramos importante ressaltar a necessidade de propor o uso de CAA com a articulação e colaboração dos professores de apoio, professores do Atendimento Educacional Especializado – AEE, professores da sala regular, coordenadores pedagógicos e familiares. Esse material foi organizado a partir dos resultados encontrados na pesquisa intitulada “A Comunicação Alternativa/Aumentativa para a Interação de Estudantes com Transtorno do Espectro do Autismo na Escola”, na qual foi possível compreender o uso da CAA e suas contribuições na escola de acordo a entrevista semiestruturada com as professoras do AEE participantes da pesquisa e dos estudos teóricos.Dessa forma espera-se que este documento orientador possa servir de suporte para a implementação e uso da CAA para o estudante com TEA nas escolas, e ainda seja um incentivo para a ampliação desses recursos em outras instituições sociais das quais esses estudantes participem.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCETENS - Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidadept_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Científica, Inclusão e Diversidadept_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Appears in Collections:CETENS - PPGECID - Produto Educacional

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Comunicacao_Alternativa_Aumentativa_Produto_2022.pdf633,28 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.