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http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4148
Type de document: | Trabalho de Conclusão de Curso |
metadata.dc.degree.level: | Licenciatura |
Titre: | Reflexões sobre a permanência de estudante surdo na educação superior |
metadata.dc.creator: | Diniz, Viviane dos Santos Barreto |
Conseiller(ère): | Ribeiro, Sátila Souza |
Membre du jury: | Marins, Midian Jesus de Souza |
Membre du jury: | Lima, Raquel Souza |
Résumé: | Esta pesquisa trouxe como objetivo de investigação analisar, segundo a percepção de estudante surdo, as estratégias didáticas para permanência na Educação Superior. A escolha metodológica, de natureza qualitativa, definiu o caminho do estudo de caso com uso da entrevista semiestruturada como instrumento de investigação, por permitir captar as percepções dos estudantes surdos sobre a eficiência das estratégias pedagógicas para o seu processo de permanência no ambiente acadêmico. O embasamento que subsidiou a análise dos dados levantados fundamentou-se nos normativos legais brasileiros e institucionais da UFRB, e em autores como: Quadros (2004), Ribeiro (2017), Lima (2023), Cenatti (2012), Matos (2015), Marins (2019), dentre outros. Os resultados apontaram que a UFRB tem desenvolvido ações que garantam a permanência desses estudantes, com acompanhamento do NUPI orientando os docentes, acompanhamento de intérpretes nas atividades formativas, auxílio do aluno apoiador e recursos tecnológicos e financeiros. Os docentes, na sua maioria, demonstraram preocupação em proporcionar aulas mais inclusivas utilizando recursos visuais nas aulas, atividades e avaliações adaptadas. |
Mots-clés: | Ensino superior - Educação Permanência - Inclusão Estratégias pedagógicas Surdo - NUPI (Núcleo de políticas de inclusão) |
Résumé: | This research aimed to analyze, according to the perception of deaf students, the teaching strategies for permanence in Higher Education. The methodological choice, of a qualitative nature, defined the path of the case study with the use of semi-structured interviews as a research instrument, as it allows capturing the perceptions of deaf students about the efficiency of pedagogical strategies for their process of permanence in the academic environment. The basis that supported the analysis of the data collected was based on Brazilian legal and institutional regulations of UFRB, and on authors such as: Quadros (2004), Ribeiro (2017), Lima (2023), Cenatti (2012), Matos (2015), Marins (2019), among others. The results indicated that UFRB has developed actions to guarantee the permanence of these students, with monitoring by NUPI guiding teachers, monitoring by interpreters in training activities, assistance from student supporters, and technological and financial resources. Most teachers demonstrated concern in providing more inclusive classes using visual resources in classes, activities and adapted assessments. |
Mots-clés en anglais: | Higher education - Education Permanence - Inclusion Pedagogical strategies Deaf - NUPI (Inclusion policy center) |
Editeur: | UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO |
Département d'enseignement: | CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas |
Date de publication: | 31-jui-2024 |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
Type d'accès: | Acesso Aberto |
Accès disponible à : | 2025-02-03T12:01:06Z |
URI/URL: | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4148 |
Collection(s) : | CCAAB - Licenciatura em Biologia - TCC |
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Reflexoes_Permanencia_Estudante_TCC_2024.pdf | 556,86 kB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir | |
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