Caboclo - Repositório Institucional UFRB CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas CCAAB - Cursos de Graduação CCAAB - Licenciatura em Biologia - TCC
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4148
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Licenciatura
Título : Reflexões sobre a permanência de estudante surdo na educação superior
metadata.dc.creator: Diniz, Viviane dos Santos Barreto
Asesor(a): Ribeiro, Sátila Souza
Miembro(a) del jurado: Marins, Midian Jesus de Souza
Miembro(a) del jurado: Lima, Raquel Souza
Resumen: Esta pesquisa trouxe como objetivo de investigação analisar, segundo a percepção de estudante surdo, as estratégias didáticas para permanência na Educação Superior. A escolha metodológica, de natureza qualitativa, definiu o caminho do estudo de caso com uso da entrevista semiestruturada como instrumento de investigação, por permitir captar as percepções dos estudantes surdos sobre a eficiência das estratégias pedagógicas para o seu processo de permanência no ambiente acadêmico. O embasamento que subsidiou a análise dos dados levantados fundamentou-se nos normativos legais brasileiros e institucionais da UFRB, e em autores como: Quadros (2004), Ribeiro (2017), Lima (2023), Cenatti (2012), Matos (2015), Marins (2019), dentre outros. Os resultados apontaram que a UFRB tem desenvolvido ações que garantam a permanência desses estudantes, com acompanhamento do NUPI orientando os docentes, acompanhamento de intérpretes nas atividades formativas, auxílio do aluno apoiador e recursos tecnológicos e financeiros. Os docentes, na sua maioria, demonstraram preocupação em proporcionar aulas mais inclusivas utilizando recursos visuais nas aulas, atividades e avaliações adaptadas.
Palabras clave : Ensino superior - Educação
Permanência - Inclusão
Estratégias pedagógicas
Surdo - NUPI (Núcleo de políticas de inclusão)
Resumen : This research aimed to analyze, according to the perception of deaf students, the teaching strategies for permanence in Higher Education. The methodological choice, of a qualitative nature, defined the path of the case study with the use of semi-structured interviews as a research instrument, as it allows capturing the perceptions of deaf students about the efficiency of pedagogical strategies for their process of permanence in the academic environment. The basis that supported the analysis of the data collected was based on Brazilian legal and institutional regulations of UFRB, and on authors such as: Quadros (2004), Ribeiro (2017), Lima (2023), Cenatti (2012), Matos (2015), Marins (2019), among others. The results indicated that UFRB has developed actions to guarantee the permanence of these students, with monitoring by NUPI guiding teachers, monitoring by interpreters in training activities, assistance from student supporters, and technological and financial resources. Most teachers demonstrated concern in providing more inclusive classes using visual resources in classes, activities and adapted assessments.
Palabras clave en inglés: Higher education - Education
Permanence - Inclusion
Pedagogical strategies
Deaf - NUPI (Inclusion policy center)
Editorial : UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO
Centro de Enseñanza: CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas
Fecha de publicación : 31-jul-2024
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Acceso disponible en: 2025-02-03T12:01:06Z
URI : http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4148
Aparece en las colecciones: CCAAB - Licenciatura em Biologia - TCC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Reflexoes_Permanencia_Estudante_TCC_2024.pdf556,86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.