Caboclo - Repositório Institucional UFRB CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas CCAAB - Cursos de Graduação CCAAB - Licenciatura em Biologia - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4148
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorDiniz, Viviane dos Santos Barreto-
dc.date.accessioned2025-02-03T12:01:06Z-
dc.date.available2025-02-03T12:01:06Z-
dc.date.issued2024-07-31-
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4148-
dc.description.abstractThis research aimed to analyze, according to the perception of deaf students, the teaching strategies for permanence in Higher Education. The methodological choice, of a qualitative nature, defined the path of the case study with the use of semi-structured interviews as a research instrument, as it allows capturing the perceptions of deaf students about the efficiency of pedagogical strategies for their process of permanence in the academic environment. The basis that supported the analysis of the data collected was based on Brazilian legal and institutional regulations of UFRB, and on authors such as: Quadros (2004), Ribeiro (2017), Lima (2023), Cenatti (2012), Matos (2015), Marins (2019), among others. The results indicated that UFRB has developed actions to guarantee the permanence of these students, with monitoring by NUPI guiding teachers, monitoring by interpreters in training activities, assistance from student supporters, and technological and financial resources. Most teachers demonstrated concern in providing more inclusive classes using visual resources in classes, activities and adapted assessments.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVOpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino superior - Educaçãopt_BR
dc.subjectPermanência - Inclusãopt_BR
dc.subjectEstratégias pedagógicaspt_BR
dc.subjectSurdo - NUPI (Núcleo de políticas de inclusão)pt_BR
dc.titleReflexões sobre a permanência de estudante surdo na educação superiorpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa trouxe como objetivo de investigação analisar, segundo a percepção de estudante surdo, as estratégias didáticas para permanência na Educação Superior. A escolha metodológica, de natureza qualitativa, definiu o caminho do estudo de caso com uso da entrevista semiestruturada como instrumento de investigação, por permitir captar as percepções dos estudantes surdos sobre a eficiência das estratégias pedagógicas para o seu processo de permanência no ambiente acadêmico. O embasamento que subsidiou a análise dos dados levantados fundamentou-se nos normativos legais brasileiros e institucionais da UFRB, e em autores como: Quadros (2004), Ribeiro (2017), Lima (2023), Cenatti (2012), Matos (2015), Marins (2019), dentre outros. Os resultados apontaram que a UFRB tem desenvolvido ações que garantam a permanência desses estudantes, com acompanhamento do NUPI orientando os docentes, acompanhamento de intérpretes nas atividades formativas, auxílio do aluno apoiador e recursos tecnológicos e financeiros. Os docentes, na sua maioria, demonstraram preocupação em proporcionar aulas mais inclusivas utilizando recursos visuais nas aulas, atividades e avaliações adaptadas.pt_BR
dc.degree.levelLicenciaturapt_BR
dc.contributor.advisor1Ribeiro, Sátila Souza-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7990073246941713pt_BR
dc.contributor.referee1Marins, Midian Jesus de Souza-
dc.contributor.referee2Lima, Raquel Souza-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicaspt_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.subject.enHigher education - Educationpt_BR
dc.subject.enPermanence - Inclusionpt_BR
dc.subject.enPedagogical strategiespt_BR
dc.subject.enDeaf - NUPI (Inclusion policy center)pt_BR
Aparece na(s) coleção(ões):CCAAB - Licenciatura em Biologia - TCC

Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Reflexoes_Permanencia_Estudante_TCC_2024.pdf556,86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.