Caboclo - Repositório Institucional UFRB CECULT - Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas CECULT - Cursos de Graduação CECULT - Licenciatura em Música Popular Brasileira (EaD) - TCC
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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Licenciatura
Title: Iniciação musical nas escolas: promovendo a criatividade e o desenvolvimento cognitivo
metadata.dc.creator: Ferreira, Luiz Alfredo de Oliveira
metadata.dc.contributor.advisor1: Teixeira, Ana Maria Freitas
metadata.dc.contributor.referee1: Farias, Vicente Reis de Souza
metadata.dc.contributor.referee2: Lima, Tatiana Polliana Pinto de
Citation: FERREIRA, Luiz Alfredo de Oliveira. Iniciação musical nas escolas: promovendo a criatividade e o desenvolvimento cognitivo. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música Popular Brasileira - EAD) - Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Santo Amaro, BA, 2024.
metadata.dc.description.resumo: O ensaio, apresenta uma reflexão sobre a relevância do ensino de música como instrumento de formação integral dos alunos partindo do princípio de que a música é uma linguagem universal, que desempenha um papel essencial na construção dos sujeitos sociais. Retomam-se estudos que indicam a relação entre a iniciação musical e desenvolvimento de habilidades essenciais como memória, atenção, raciocínio e resolução de problemas, além de promover o desenvolvimento da linguagem e da percepção auditiva. Trata, também, da base legal que define a obrigatoriedade do ensino de música na educação básica a exemplo da Lei n° 11.769/2008 e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), bem como discute a questão da formação docente para assumir a disciplina. Os desafios postos para a materialização do ensino de música na educação básica também são objeto de reflexão.
Keywords: Ensino de música
Legislação
Formação docente
Abstract: The essay contains a reflection on the relevance of music education as an instrument for the comprehensive development of students, based on the principle that music is a universal language that plays an essential role in the construction of social subjects. Studies are reviewed that indicate the relationship between musical initiation and the development of essential skills such as memory, attention, reasoning and problem-solving, in addition to promoting the development of language and auditory perception. It also deals with the legal basis that defines the compulsory teaching of music in basic education, such as Law 11.769/2008 and the National Common Curriculum Base (BNCC), as well as discussing the issue of teacher training to take on the subject. The challenges posed for the materialisation of music teaching in basic education are also the subject of reflection.
metadata.dc.subject.en: Music teaching
Legislation
Music teacher training
Publisher: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CECULT - Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas
Issue Date: 12-Dec-2024
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
metadata.dc.date.available: 2025-01-03
URI: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4049
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