Caboclo - Repositório Institucional UFRB CECULT - Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas CECULT - Cursos de Graduação CECULT - Licenciatura em Música Popular Brasileira (EaD) - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4049
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFerreira, Luiz Alfredo de Oliveira-
dc.date.accessioned2025-01-03T23:26:45Z-
dc.date.available2025-01-03-
dc.date.issued2024-12-12-
dc.identifier.citationFERREIRA, Luiz Alfredo de Oliveira. Iniciação musical nas escolas: promovendo a criatividade e o desenvolvimento cognitivo. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música Popular Brasileira - EAD) - Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Santo Amaro, BA, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4049-
dc.description.abstractThe essay contains a reflection on the relevance of music education as an instrument for the comprehensive development of students, based on the principle that music is a universal language that plays an essential role in the construction of social subjects. Studies are reviewed that indicate the relationship between musical initiation and the development of essential skills such as memory, attention, reasoning and problem-solving, in addition to promoting the development of language and auditory perception. It also deals with the legal basis that defines the compulsory teaching of music in basic education, such as Law 11.769/2008 and the National Common Curriculum Base (BNCC), as well as discussing the issue of teacher training to take on the subject. The challenges posed for the materialisation of music teaching in basic education are also the subject of reflection.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino de músicapt_BR
dc.subjectLegislaçãopt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.titleIniciação musical nas escolas: promovendo a criatividade e o desenvolvimento cognitivopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO ensaio, apresenta uma reflexão sobre a relevância do ensino de música como instrumento de formação integral dos alunos partindo do princípio de que a música é uma linguagem universal, que desempenha um papel essencial na construção dos sujeitos sociais. Retomam-se estudos que indicam a relação entre a iniciação musical e desenvolvimento de habilidades essenciais como memória, atenção, raciocínio e resolução de problemas, além de promover o desenvolvimento da linguagem e da percepção auditiva. Trata, também, da base legal que define a obrigatoriedade do ensino de música na educação básica a exemplo da Lei n° 11.769/2008 e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), bem como discute a questão da formação docente para assumir a disciplina. Os desafios postos para a materialização do ensino de música na educação básica também são objeto de reflexão.pt_BR
dc.degree.levelLicenciaturapt_BR
dc.contributor.advisor1Teixeira, Ana Maria Freitas-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1789337412917532pt_BR
dc.contributor.referee1Farias, Vicente Reis de Souza-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6058328715943177pt_BR
dc.contributor.referee2Lima, Tatiana Polliana Pinto de-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0003-2896-5616pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1674293059677682pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCECULT - Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadaspt_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICApt_BR
dc.subject.enMusic teachingpt_BR
dc.subject.enLegislationpt_BR
dc.subject.enMusic teacher trainingpt_BR
Aparece na(s) coleção(ões):CECULT - Licenciatura em Música Popular Brasileira (EaD) - TCC

Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Iniciação_ Musical_Escolas_TCC_2024.pdf161,03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons