Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3868
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Grau acadêmico: | Licenciatura |
Título: | Elaboração de uma proposta didática com base na pedagogia histórico - crítica para o ensino de ciências nas escolas do campo sobre o tema alimentação saudável |
Autor(es): | Santos, Laiara Aragão |
Orientador(a): | Pereira, Letícia dos Santos |
Membro(a) da banca: | Orrico, Nanci Rodrigues |
Membro(a) da banca: | Andrade, Maria Aparecida da Silva |
Referência: | SANTOS, Laiara Aragão. Elaboração de uma proposta didática com base na pedagogia histórico - crítica para o ensino de ciências nas escolas do campo sobre o tema alimentação saudável, Amargosa-BA. 2019. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2019. |
Resumo: | A Educação do Campo é uma modalidade educacional, que ocorre em áreas rurais e possui características especiais no que compete à sua estrutura curricular, momentos formativos e relação com o contexto social rural. Sendo assim a educação do campo, não pode se basear nas propostas pensadas para escolas da cidade, ela precisa de abordagens didáticas específicas para que os alunos do campo possam aprender os conteúdos escolares de forma contextualizada. Essa pesquisa tem como objetivo, a elaboração de uma proposta didática baseada na Pedagogia Histórico-Crítica (PHC), voltada para o ensino do conteúdo “Alimentação Saudável” em escolas do campo. Tentaremos relacionar o conteúdo em questão com a temática dos alimentos orgânicos e poder conscientizar acerca dos impactos de se consumir alimentos produzidos com o uso de agrotóxicos. Ainda mostraremos, como a agricultura familiar pode contribuir para a produção de alimentos saudáveis e a importância de uma alimentação balanceada desde a infância até a vida adulta. Esse trabalho ira propor, uma sensibilização por parte de profissionais da Educação do Campo, no que tange a proposta da Pedagogia Histórico Critica, em suas jornada pedagógica. Porém esse é um processo lento, tanto pela falta de conhecimento da Pedagogia Histórico-Crítica (PHC) por parte de alguns educadores, quanto pela dificuldade de se encontrar profissionais aptos a ensinar ciências nas escolas do campo. |
Palavras-chave: | Educação do campo Escola do campo Ciências - Ensino Agricultura familiar Pedagogia Histórico-Crítica |
Resumo em inglês: | Field Education is an educational modality that occurs in rural areas and has special characteristics in what concerns its curricular structure, formative moments and relation with the rural social context. Therefore, this educational modality can not be based on proposals designed for schools in the city, it needs specific didactic approaches so that the students of the field learn the school contents in a contextualized way. This research had the objective of elaborating a didactic proposal based on Historical-Critical Pedagogy (PHC) aimed at teaching the content "Healthy Eating" in rural schools. We will try to relate the content in question with the theme of organic food and awareness about the impacts of consuming food produced with the use of agrochemicals. We will also show how family farming can contribute to healthy food production and the importance of a balanced diet from childhood to adulthood. This work will propose, a sensitization on the part of professionals of the Field Education, regarding the proposal of Historical Critical Pedagogy, in its pedagogical journey. However, this is a slow process, both due to the lark of knowledge of the Historical-Critical Pedagogy (PHC) on the part of some educators, as well as the difficulty of finding professionals able to teach science in the rural schools. |
Palavras-chave em inglês: | Rural education Rural school Science - Teaching Family agriculture Historical-Critical Pedagogy |
Editora / Instituição: | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
Centro de Ensino: | CFP - Centro de Formação de Professores |
Data do documento: | 10-Jul-2019 |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Acesso Disponível em: | 2024-10-21T19:39:40Z |
URI: | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3868 |
Aparece na(s) coleção(ões): | CFP - Licenciatura em Educação do Campo - TCC |
Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Elaboracao_Proposta_Didatica_TCC_2019.pdf | 811,99 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.