Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Educação do Campo - TCC
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3862
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Licenciatura
Titre: Reflexões teórico-metodológicas acerca da pedagogia socialista soviética para a educação do campo
metadata.dc.creator: Barreto, Lourival Alves
metadata.dc.contributor.advisor1: Freitas, Gisélia Macedo Cardoso
metadata.dc.contributor.referee1: Oliveira, Carlos Adriando da Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Lima, Silvana Lúcia da Silva
Référence bibliographique: BARRETO, Lourival Alves. Reflexões teórico-metodológicas acerca da pedagogia socialista soviética para a educação do campo, Amargosa-BA. 2018. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2018.
metadata.dc.description.resumo: O presente estudo se constitui numa reflexão teórico-metodológica acerca da pedagogia socialista soviética e sua contribuição para a Educação do Campo. A pesquisa se justifica pela relevância do debate teórico no sentido de traçar as dimensões da contribuição filosófica da Pedagogia Socialista Soviética para a Educação do Campo, no Centro de Formação de Professores-CFP. O estudo monográfico, portanto, parte do problema de como a Pedagogia Socialista Soviética promove novas formas de resistência, inclusive teórico metodológica, para a Educação do Campo ao assumir o trabalho enquanto princípio educativo, bem como identifica a Educação Popular como raiz da luta por uma educação específica para os povos do campo. O objetivo do estudo é realizar um debate teórico sobre a base epistemológica da Educação do Campo, com ênfase na Pedagogia Socialista Soviética. Destaca-se na introdução elementos que compõem a pesquisa, e do ponto de vista metodológico se baseia em Gil (2002) e Marconi e Lakatos (2003). As proposições de estudo acerca da educação popular e do campo se dão no debate teórico de Freire (2001) em Paludo (2012), Caldart et al (2012), Molina (2015), Arroyo (2012), Brandão (1981:2009), entre outros. O capítulo I tenciona o diálogo sobre as perspectivas de educação para além do modelo tradicional da pedagogia do capital e da escola burguesa. Se destacam nesse estudo a perspectiva teórica da Educação Popular que constitui a formação de uma sociedade humana pelo objetivo de transformação social. Ainda, apresenta-se as fundamentações que compõe a Educação do Campo como possibilidade de educação para além da educação capitalista. O capítulo II se encarrega pela introdução de elementos que ajudam a refletir o movimento revolucionário russo e a implantação da educação socialista para superação das contradições sociais como a luta de classe. O capítulo III se destina a historicizar o movimento revolucionário russo e a implantação da Pedagogia Socialista Soviética. Posteriormente entendendo o contexto revolucionário e a implantação da pedagogia soviética, destaca-se com base na inferência conceitual as contribuições de Pistrak e sua perspectiva de escola do trabalho. Por fim, as conclusões a que se chega é que a educação enquanto perspectiva revolucionária nascidas do cerne da classe oprimida, demonstram mudança e evidenciam transformações do desumano em humano e a Pedagogia Socialista Soviética contribui para o processo de transformação social a partir da perspectiva do trabalho como princípio educativo.
Mots-clés: Educação do campo
Educação popular
Pedagogia social - Soviética
Editeur: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CFP - Centro de Formação de Professores
Date de publication: 2018
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.date.available: 2024-10-21T19:13:01Z
URI/URL: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3862
Collection(s) :CFP - Licenciatura em Educação do Campo - TCC

Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
Reflexoes_Teorico_Metodologicas_TCC_2018.pdf908,19 kBAdobe PDFVoir/Ouvrir


Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.