Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3859
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Licenciatura
Titre: A Dimensão pedagógica do rap: possíveis aprendizados através das canções de Emicida
metadata.dc.creator: Kinukawa, Mariana Akemi Costa
metadata.dc.contributor.advisor1: Andrade, Ricardo Henrique Resende de
metadata.dc.contributor.referee1: Teixeira, Sirlândia Reis de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee2: Neto, Manoel Alves de Araújo
Référence bibliographique: KINUKAWA, Mariana Akemi Costa. A dimensão pedagógica do rap: possíveis aprendizados através das canções de Emicida, Amargosa-BA. 2024. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2024.
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho monográfico pretende demostrar através de uma metodologia de abordagem qualitativa e bibliográfica, como o repertório dos rap’s do compositor e cantor brasileiro Emicida podem contribuir para uma aprendizagem e uma prática pedagógica libertadora. Para atingir os determinados objetivos, a pesquisa conta com obras desenvolvidas por autores como: Alves (2008), Duarte (1999), Guimarães (1998), Freire (2007), Siqueira Junior (2018) e entre outros. A monografia trouxe estudos que permitem a compreensão acerca do contexto histórico do gênero musical rap, evidenciando seu surgimento tanto em âmbito internacional quanto nacional, além de procurar evidenciar o potencial educacional deste estilo musical. Foram selecionadas algumas canções de Emicida e a partir da análise das letras dessas foi observado que as mesmas trazem reflexões sobre a realidade e denunciam a desigualdade social e racial, o que dialoga com a filosofia freiriana, que tem como intuito a busca de uma educação libertadora.
Mots-clés: Pedagogia
Pratica pedagógica
Rap
Desigualdade social
Desigualdade racial
Résumé: This monographic work aims to demonstrate, through a qualitative and bibliographical methodology, how the rap repertoire of the Brazilian composer and singer Emicida can contribute to learning and a liberating pedagogical practice. To achieve the determined objectives, the research relies on works developed by authors such as: Alves (2008), Duarte (1999), Guimarães (1998), Freire (2007), Siqueira Junior (2018) and others. The monograph brought studies that allow understanding the historical context of the rap musical genre, highlighting its emergence both internationally and nationally, in addition to seeking to highlight the educational potential of this musical style. Some Emicida songs were selected and from the analysis of their lyrics it was observed that they bring reflections on reality and denounce social and racial inequality, which dialogues with Freirian philosophy, which aims to seek a liberating education.
metadata.dc.subject.en: Pedagogy
Pedagogical practice
Rap
Social inequality
Racial inequality
Editeur: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CFP - Centro de Formação de Professores
Date de publication: 21-aoû-2024
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::SOCIOLOGIA DA EDUCACAO
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.date.available: 2024-10-21T18:58:36Z
URI/URL: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3859
Collection(s) :CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC

Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
Dimensao_Pedagogica_Rap_TCC_2024.pdf812,84 kBAdobe PDFVoir/Ouvrir


Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.